Fechar
Publicidade

Domingo, 28 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Como aconteceu a Proclamação da República do Brasil?

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC

15/11/2020 | 00:01


A Proclamação da República aconteceu como caminho para um modo de governo no qual os interesses dos cidadãos é o principal. Ela marcou o fim da monarquia no Brasil (quando o chefe de Estado tem o título de rei ou rainha). A ação ocorreu em em 15 de novembro de 1889, à frente de tropas militares que acampavam no Campo da Aclamação (hoje Praça da República), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o marechal Deodoro da Fonseca gritou: “Viva a República”. Ele foi o primeiro presidente brasileiro em um governo provisório (1889-1891). 

A mudança de monarquia para república nasceu pelas mãos dos militares, com apoio de grupos vinculados ao setor do café, comerciantes e jornalistas, que se veriam a partir de então como os defensores da pátria brasileira. Deodoro da Fonseca assume como líder provisório até a realização de uma eleição para definir quem seria o presidente do Brasil. 

Neste momento, foi confeccionada uma nova bandeira, substituindo a anterior que trazia o símbolo da monarquia ao centro do brasão. Iniciam-se também os trabalhos para elaborar outra Constituição, que entrou em vigor em 1891, prevendo mandato de quatro anos para a presidência.

O Brasil foi uma monarquia por 67 anos (desde a proclamação da independência, em 7 de setembro de 1822). No período, o País teve dois monarcas: D. Pedro I e seu filho, D. Pedro II. A nação passou a produzir e a exportar café, o que fez a economia se transformar bastante. 

A sociedade também passou por mudanças com a chegada de imigrantes europeus e a campanha pela abolição da escravidão, que pressionou pela libertação das pessoas escravizadas. Os hábitos se alteraram, os transportes se desenvolveram e as cidades cresceram. Tudo isso mostrava um Brasil que se modernizava, mas que mantinha-se ainda vinculado à monarquia, uma forma de governo que já era vista como velha e antiquada. 

A república trouxe uma forma de governo onde o poder é exercido por homens e mulheres eleitos ou nomeados para o cargo. O dia geralmente é lembrado nas escolas e em atos oficiais especiais, com paradas e desfiles comemorativos. 

Consultoria de Frank Borges, historiador e professor do Colégio Singular de Santo André.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;