Setecidades Titulo
Desafio de Redação chega às escolas de Mauá
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
08/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa hoje em Mauá a segunda semana do Desafio de Redação. Na terceira edição, o projeto promovido pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano, teve a sua primeira etapa em Santo André na semana passada.

Em Mauá também serão aplicadas redações para os alunos das redes municipal, estadual e particular dos ensinos Fundamental e Médio, que terão a oportunidade de elaborar textos que falem sobre o tema Água: A Vida do Planeta.

Os estudantes que participarem da iniciativa cultural, que é dividida em seis categorias, concorrerão a prêmios, como televisores, bicicletas, computadores e uma bolsa de estudos na USCS.

A primeira semana da aplicação da redação em Santo André contou com estilos diferenciados para abordar o tema. O conteúdo mais explorado pelos estudantes foi a necessidade de conscientização que se deve ter com a utilização da água para benefício do meio ambiente e como fonte de sobrevivência, além do questionamento se no futuro haverá água para todos.

Entretanto, o senso crítico dos estudantes também lembrou que graças a água, toda a sociedade pode desfrutar de momentos de lazer em piscinas, cachoeiras e rios.

Para os professores, o Desafio é mais que um preparo para o vestibular, e também uma maneira de chamar a atenção para a necessidade de que professores e alunos estejam integrados para haver constante e profundo trabalho de leitura e escrita em sala de aula.

É estimada a participação de cerca de 150 mil estudantes no Desafio de Redação até o dia 6 de novembro, quando o concurso será encerrado. Os vencedores serão anunciados no dia 11 do mesmo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;