Política Titulo
Coordenadoria já 'nasce' sem verba em Rio Grande
Miriam Gimenes
Especial para o Diário
10/12/2005 | 08:03
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Rio Grande da Serra inaugurou sexta-feira a Coordenadoria de Políticas Públicas para mulheres, pessoas portadoras de deficiência física e necessidades especiais, apoio às minorias e promoção da igualdade social e racial. O organismo, vinculado à Secretaria de Ação Social e Cidadania (onde terá uma sala), prestará assessoria à população nesses setores com nove funcionários remanejados de outras secretarias. Mesmo com o início das atividades, ainda não tem verba para manutenção.

Segundo a coordenadora-geral Adriana Alves da Silva, o principal objetivo do órgão é de fazer um mapeamento da cidade e traçar o perfil e as necessidades da população. "Com os dados, poderemos facilitar para que as pessoas tenham acesso aos serviços que elas têm direito, como assistência social e jurídica". Para o sustento do órgão, ela informou que procurará parceria com o Consórcio Intermunicipal do ABC e os governos estadual e federal.

Adriana disse ainda que o enfoque, no primeiro momento, será dado às mulheres devido a uma pesquisa feita este ano pela secretaria. Segundo ela, de novembro de 2004 até o mesmo mês de 2005, foram registrados 207 lesões corporais em mulheres, 90% provocadas pelos companheiros. Também foram constatados 5 de estupro e, nos últimos 3 meses, 5 mulheres foram assassinadas pelos companheiros. "Esse é o setor que está se mostrando mais sensível", completou. Nesses casos, a assistente social da secretaria acompanhara a mulher desde a denúncia à polícia até o exame nos hospitais.

Trabalho semelhante é prestado em outras cidades da região. Em Mauá, existe a Coordenadoria Política para Promoção de Igualdade Racial e Étnica, em Santo André, o Núcleo de Políticas de Gênero, Raça, geração e pessoas com deficiência e em Diadema, atividades para promoção de igualdade racial, que estão vinculadas à Assessoria de Promoção Social.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;