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A era dos Jetsons chegou? Conheça tecnologias futuristas que já fazem parte da rotina das pessoas

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

22/10/2020 | 14:48


Ideias futurísticas, como médicos realizando consultas pelas redes sociais e robôs trabalhando junto aos humanos nas linhas de montagem, eram encontradas somente no desenho animado Os Jetsons, criado em 1962. Mas, com a evolução tecnológica acontecendo de forma cada vez mais rápida, modernidades como essas têm se tornado comuns no dia a dia das pessoas. A seguir, conheça seis tecnologias que parecem saídas do título da Hanna-Barbera, mas que estão sendo bem difundidas hoje no Brasil.

Leia mais:
Galeria: como as pessoas imaginavam o futuro séculos atrás
5 séries sobre tecnologia e o futuro para você assistir na Netflix

1. Robôs contribuindo para o trabalho humano

A robótica é uma das principais figuras quando o assunto são opções futurísticas. Hoje, esses equipamentos estão se tornando comuns em diversos setores da sociedade. É por isso que diversas empresas que trabalham com a tecnologia tem surgido ao longo dos anos.

Um exemplo é a Universal Robots, empresa pertencente a Teradyne, que tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais, flexíveis e colaborativos. Também chamados de cobots, esses robôs são pequenos, maleáveis e seguros, e podem ser usados dentro das linhas de montagem, contribuindo para a produção junto com os humanos. Outros serviços que podem usar o equipamento são hospitais e estúdios de tatuagem.

2. Consultas por meio de uma tela

A telemedicina permite que cuidados com a saúde possam ser realizados remotamente, na segurança e conforto de casa. Essa tecnologia passou a fazer parte do dia a dia da população, impulsionada, principalmente, pelo distanciamento social proveniente da pandemia de covid-19. A Telavita, por exemplo, é uma clínica de consultas online que tem como objetivo conectar profissionais da psicologia a pacientes de todo Brasil. Todo o processo de escolha, agendamento e atendimento da sessão é realizado em ambiente virtual, com as devidas autorizações do Conselho Federal de Psicologia.

3. Personalização por meio de inteligência artificial e big data

Sabe quando você recebe no celular ofertas que combinam com seu perfil? Isso é feito especialmente com base nas suas navegações anteriores. As máquinas conseguem adivinhar os seus desejos de compra ao usar determinadas tecnologias. A startup Propz, por exemplo, utiliza inteligência artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada.

4. Experiências de realidade aumentada

Já presente no dia a dia de muitos internautas por meio de games e filtros nas redes sociais, a tecnologia imersiva de realidade aumentada salta do entretenimento e, aos poucos, tem ganhado espaço no mundo dos negócios. Principalmente quando o assunto são ações de marketing e vendas. A pandemia acelerou a digitalização no mundo e, por isso, muitas marcas, procuraram apoio em soluções tecnológicas para continuar impactando os consumidores.

Com objetivo de ajudar a melhorar essa interação e também as vendas, a More Than Real, empresa brasileira focada no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada, oferece ferramentas que permitem às marcas criar ações por meio de tecnologias imersivas, soluções de customer experience, experiências diretamente nos navegadores dos smartphones e mais.

5. Realizar compras em mercados sem atendente

Realizar as compras e efetuar o pagamento sem a necessidade de contato com máquinas de cartão, dinheiro ou atendentes já é realidade. Market4u é uma rede de mercado autônomo e inteligente, que emprega a tecnologia touchless retails (varejo sem toque, em português). Na prática, uma unidade da empresa é instalada em condomínios e os moradores podem realizar compras sem qualquer interação.

As compras e o pagamento são realizados por meio do aplicativo da empresa, de forma online. Além disso, a startup trabalha com cerca de 5?mil itens e é customizada de acordo com os hábitos dos consumidores. A análise é feita por um software de inteligência artificial. Na versão mais hi-tech, as gôndolas são fechadas e o acesso é feito a partir do aplicativo instalado no smartphone. Há trava de proteção para impedir que menores de idade comprem bebidas alcoólicas.

6. Biometria facial para autenticação de pessoas

A FullFace é uma empresa brasileira especializada em soluções de biometria facial e que atua diretamente com a autenticação simples e eficaz por meio de um sistema que se integra a hardwares e softwares. Na prática, a solução da empresa determina um CPF facial para cada indivíduo facilitando, assim, processos de autenticação biométrico facial web e mobile.

Vale destacar que, atualmente, o reconhecimento facial da maioria dos provedores é de 86 pontos dos rostos das pessoas. O algoritmo próprio da FullFace chega a 1.024 pontos, garantindo maior precisão no reconhecimento biométrico individual e rápido processamento.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga


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A era dos Jetsons chegou? Conheça tecnologias futuristas que já fazem parte da rotina das pessoas

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

22/10/2020 | 14:48


Ideias futurísticas, como médicos realizando consultas pelas redes sociais e robôs trabalhando junto aos humanos nas linhas de montagem, eram encontradas somente no desenho animado Os Jetsons, criado em 1962. Mas, com a evolução tecnológica acontecendo de forma cada vez mais rápida, modernidades como essas têm se tornado comuns no dia a dia das pessoas. A seguir, conheça seis tecnologias que parecem saídas do título da Hanna-Barbera, mas que estão sendo bem difundidas hoje no Brasil.

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1. Robôs contribuindo para o trabalho humano

A robótica é uma das principais figuras quando o assunto são opções futurísticas. Hoje, esses equipamentos estão se tornando comuns em diversos setores da sociedade. É por isso que diversas empresas que trabalham com a tecnologia tem surgido ao longo dos anos.

Um exemplo é a Universal Robots, empresa pertencente a Teradyne, que tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais, flexíveis e colaborativos. Também chamados de cobots, esses robôs são pequenos, maleáveis e seguros, e podem ser usados dentro das linhas de montagem, contribuindo para a produção junto com os humanos. Outros serviços que podem usar o equipamento são hospitais e estúdios de tatuagem.

2. Consultas por meio de uma tela

A telemedicina permite que cuidados com a saúde possam ser realizados remotamente, na segurança e conforto de casa. Essa tecnologia passou a fazer parte do dia a dia da população, impulsionada, principalmente, pelo distanciamento social proveniente da pandemia de covid-19. A Telavita, por exemplo, é uma clínica de consultas online que tem como objetivo conectar profissionais da psicologia a pacientes de todo Brasil. Todo o processo de escolha, agendamento e atendimento da sessão é realizado em ambiente virtual, com as devidas autorizações do Conselho Federal de Psicologia.

3. Personalização por meio de inteligência artificial e big data

Sabe quando você recebe no celular ofertas que combinam com seu perfil? Isso é feito especialmente com base nas suas navegações anteriores. As máquinas conseguem adivinhar os seus desejos de compra ao usar determinadas tecnologias. A startup Propz, por exemplo, utiliza inteligência artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada.

4. Experiências de realidade aumentada

Já presente no dia a dia de muitos internautas por meio de games e filtros nas redes sociais, a tecnologia imersiva de realidade aumentada salta do entretenimento e, aos poucos, tem ganhado espaço no mundo dos negócios. Principalmente quando o assunto são ações de marketing e vendas. A pandemia acelerou a digitalização no mundo e, por isso, muitas marcas, procuraram apoio em soluções tecnológicas para continuar impactando os consumidores.

Com objetivo de ajudar a melhorar essa interação e também as vendas, a More Than Real, empresa brasileira focada no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada, oferece ferramentas que permitem às marcas criar ações por meio de tecnologias imersivas, soluções de customer experience, experiências diretamente nos navegadores dos smartphones e mais.

5. Realizar compras em mercados sem atendente

Realizar as compras e efetuar o pagamento sem a necessidade de contato com máquinas de cartão, dinheiro ou atendentes já é realidade. Market4u é uma rede de mercado autônomo e inteligente, que emprega a tecnologia touchless retails (varejo sem toque, em português). Na prática, uma unidade da empresa é instalada em condomínios e os moradores podem realizar compras sem qualquer interação.

As compras e o pagamento são realizados por meio do aplicativo da empresa, de forma online. Além disso, a startup trabalha com cerca de 5?mil itens e é customizada de acordo com os hábitos dos consumidores. A análise é feita por um software de inteligência artificial. Na versão mais hi-tech, as gôndolas são fechadas e o acesso é feito a partir do aplicativo instalado no smartphone. Há trava de proteção para impedir que menores de idade comprem bebidas alcoólicas.

6. Biometria facial para autenticação de pessoas

A FullFace é uma empresa brasileira especializada em soluções de biometria facial e que atua diretamente com a autenticação simples e eficaz por meio de um sistema que se integra a hardwares e softwares. Na prática, a solução da empresa determina um CPF facial para cada indivíduo facilitando, assim, processos de autenticação biométrico facial web e mobile.

Vale destacar que, atualmente, o reconhecimento facial da maioria dos provedores é de 86 pontos dos rostos das pessoas. O algoritmo próprio da FullFace chega a 1.024 pontos, garantindo maior precisão no reconhecimento biométrico individual e rápido processamento.

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