Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que algumas pessoas têm calos?

Calosidade pode aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum em pés e mãos

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
11/10/2020 | 07:18
Compartilhar notícia
Divulgação


O calo pode surgir por diversos motivos e depende do estilo de vida da pessoa, se anda bastante descalça, se pratica algum esporte, se fica muito tempo em pé ou se usa sapato apertado.

O calo, ou calosidade, é uma forma de a pele se proteger contra o atrito (da pele com o sapato, por exemplo) e de apoios constantes (ao nos apoiarmos sempre sobre os cotovelos). Esses dois fatores repetidamente fazem com que haja espessamento da camada mais externa da pele, podendo aparecer nos pés, nos dedos das mãos, cotovelos ou sobre áreas expostas. No entanto, são mais comuns nos pés e nas mãos.

Não há muito segredo para tratar os calos. Em muitos casos, a troca de sapatos apertados pode ajudar a diminuí-lo, assim como evita os traumas. Uso de cremes específicos também pode ajudar a diminuir a calosidade. Para isso é recomendado que a pessoa passe por um médico, como dermatologista ou ortopedista, para que uma avaliação seja feita. Podólogos, profissionais que cuidam da saúde dos pés, também auxiliam no tratamento do calo.

Embora essas elevações na pele não sejam nocivas, o ‘desnível’ pode ser doloroso, mas raramente são dores agudas.

Algumas pessoas confundem calo com olho de peixe, mas são coisas distintas. O olho de peixe é uma verruga, mas, por ser em local de apoio e pressão, acaba formando um calo ao redor da lesão.

SAÚDE DOS PÉS

Além dos calos, os pés podem enfrentar outros tipos de problemas. A prevenção de doenças também passa por tomar cuidado ao andar descalço para não pisar em algo que possa machucar, seja em qualquer tipo de chão, como na rua, terra ou gramado. O ideal é ficar de olho para qualquer complicação ou mau cheiro que possam aparecer. Afinal de contas, são os pés que nos aguentam o dia inteiro e por toda a vida.

E, para aqueles que possuem chulé, resultado da combinação do suor e umidade dos pés, basta ficar atento à higiene, e o odor é facilmente combatido, uma vez que não é doença.

Curiosidades

Utilizar os calçados adequados é muito importante e evita dores e doenças. Afinal, os pés aguentam o peso do corpo. Isso pode ser discutido com um médico ortopedista, mas a dica de ouro é usar o sapato mais confortável possível, que respeite o formato do pé e não o aperte.

Você sabia que quanto mais se ‘cutuca’ o calo, mais ele cresce? Pois é, aumentando assim a área dura na camada superior da pele, que se torna grossa, rígida e espessa. Outra curiosidade é que a calosidade não tem cheiro e pode aparecer em qualquer pessoa, seja ela criança, adulta.
ou idosa 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;