Política Titulo Sem coligação
João Avamileno acerta nora de vice na chapa

Após reunião com executiva, ex-prefeito andreense fecha o nome de Melissa Manfrinato como número dois

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/09/2020 | 18:48
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Atualizada às 22h25

Pré-candidato ao Paço de Santo André, o ex-prefeito João Avamileno (SD) acertou com a cúpula do Solidariedade o nome de Melissa Manfrinato (SD), uma de suas noras, como vice na chapa pura majoritária.

A composição será formalizada hoje pela manhã, em convenção partidária marcada para homologar o projeto da sigla. Mulher de Fabricio Avamileno, Melissa, 43 anos, é médica ortopedista e irá postular cargo eletivo pela primeira vez.

“Ela aceitou entrar no processo, está filiada ao SD desde o fim do ano passado e tem atuação, além da medicina, na área social. É de total confiança. Buscávamos uma mulher para fazer a composição e afunilou ao nome da Melissa”, avaliou Avamileno, ao acrescentar que outro quadro cogitado era de Tatiana Firmino, filha do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Cícero Martinha, mandatário local do SD. “Foi discutida a possibilidade, mas ela avaliou que era melhor ficar de fora e apenas dar apoio. Talvez, futuramente”, emendou.

Avamileno governou a cidade entre 2002 – com a morte de Celso Daniel – e 2008, à época pelo PT. A chapa pura com o ex-petista e uma mulher de vice reedita fórmula utilizada em 2004, a última campanha vitoriosa do ex-prefeito. Ele teve a ex-vereadora Ivete Garcia como número dois de chapa.

O ex-prefeito pontuou que a escolha de representante do sexo feminino complementa a chapa, principalmente em momento de mobilização das mulheres por mais espaço em todos os setores da sociedade, inclusive na política. “Considero que é fundamental, e concordo com essa luta. Em Santo André, a maioria da população é mulher. Já tivemos a Ivete como vice, com resultado significativo, em especial no Centro expandido.”

O perfil da chapa do SD já estava encaminhado internamente, contudo, havia dificuldade para definir o nome. A chapa proporcional do SD tem três mulheres – e dez homens. Martinha considerou que outro aspecto importante é conjunção com segmento diferente do apresentado por Avamileno, aliado de movimento sindical desde o início dos anos 1980. “Ele tem origem operária, metalúrgico. Formação com outro setor da sociedade, fora do sindicalismo, é interessante (para somar).”

Avamileno sustentou que a corrida eleitoral será de “muita raça e sem recursos” financeiros, além de diferenciada em decorrência da pandemia. “É campanha pé na rua, carro de som e vender o peixe do meu passado, que é significativo, com investimento em infraestrutura e olhar social.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;