Setecidades Titulo Coletiva
Testes mostram que Coronavac tem taxa de eficiência de 98% na imunização de idosos, diz Doria

Instituto Butantan estima que em dezembro 46 milhões de doses sejam disponibilizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde); será necessária mais que uma fabricante para atender toda população

Miriam Gimenes
09/09/2020 | 12:44
Compartilhar notícia


A Coronavac, criada pela Sinotec e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, tem taxa de eficiência de 98% na imunização de idosos. A informação acaba de ser dada pelo governador João Doria (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. "Não houve reação adversa até o momento e os testes estão em estado avançado. Lamento o que aconteceu com a de Oxford (cujos testes foram suspensos ontem) e ressaltamos que não há disputa de vacinas. Mas é importante que se tenha a eficiência comprovada, não importa fabricante ou origem", disse o governador. Segundo ele, para que toda população seja imunizada, é necessário mais do que um tipo de vacina.

Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, diz que o efeito adverso, como ocorreu com a de Oxford, é comum quando se testa um imunizante. "Tem de ver se a vacina está relacionada e isso só vai se saber com estudos. Neste momento as vacinas para o coronavírus são extremamente importantes porque estamos em uma fase pandêmica", destacou. Ele diz que a Coronavac tem evoluindo positivamente e que os testes nos 9.000 voluntários serão concluídos no fim deste mês. "A partir de 15 de outubro podemos ter a análise da eficácia. Tem um organismo internacional que controla o estudo, vê os dados dos voluntários e vê a demonstração da eficácia. Se constatada essa eficácia, ela será registrada pela Anvisa e, em dezembro, o Butantan terá 46 milhões de doses disponibilizadas para o Ministério da Saúde", garante. A distribuição será gratuita. 

Doria também ressaltou a queda de 30% do número de óbitos pela Covid-19 no Estado dos dias 6 ao dia 9. Em números, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro morreram 729 pessoas e, de domingo até hoje, foram 508 óbitos. "Lamentamos cada morte no estado, mas este número tem caído e é uma boa notícia. E o número de internações caiu, também, pela oitava semana seguida. Isso não quer dizer, no entanto, que temos de afrouxar os cuidados", recomenda. São paulo tem 866.576 casos confirmados de coronavírus e 31.821 mortes. A taxa de ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Grande São Paulo, que inclui o Grande ABC, é de 52.6%.

INFRAESTRUTURA
O governador anunciou a retomada das obras do Rodoanel Mário Covas, o trecho norte, que compreende as cidades de São Paulo, Arujá e Guarulhos. O edital deve ser publicado amanhã e está prevista que a licitação esteja concluída até janeiro. A previsão de início das obras é fevereiro e a previsão de conclusão é 2023. "O Rodoanel é uma das 175 obras que encontramos paralisadas em São Paulo quando assumi o governo. Estamos retomando o investimento e a conclusão deste trecho, de 44 quilômetros, é essencial para logística e infraestrutura do Brasil", avalia. A previsão de custo da obra é R$ 1,6 bilhão.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;