Tecnologia Titulo
Google anuncia lançamento do Android 11; veja novidades
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
09/09/2020 | 12:48
Compartilhar notícia


O Google anunciou o lançamento global do Android 11. O novo sistema operacional chega hoje (9) a telefones selecionados das marcas Pixel, OnePlus, Xiaomi, OPPO e Realme. Demais parceiros receberão a atualização ao longo dos próximos meses. As novidades foram direcionadas para a comunicação do usuário e o controle maior da privacidade.

Leia mais:
Álbum: a evolução do sistema operacional Android
Android One: conheça o sistema operacional puro (de verdade)
Celular lento? Confira dicas práticas para um bom desempenho do Android

Comunicação mais prática

Agora, as conversas em aplicativos de mensagens serão movidas para um espaço dedicado na Seção de Notificações, que permite ao usuário visualizar, responder e gerenciar todas as conversas em um só lugar. Além disso, a nova versão do sistema operacional traz o Bubbles, que permite responda a mensagens em um balão diretamente em sua tela de notificações, sem ter que alternar entre os apps.

Outra funcionalidade disponível no Android 11 é a gravação de tela integrada sem que seja necessário nenhum aplicativo extra para capturar e compartilhar o que está no display do smartphone.

Novas ferramentas para seus dispositivos conectados

Para ajudar a gerenciar melhor os dispositivos inteligentes, o Android 11 permite o acesso a todos eles a partir do botão liga/desliga do smartphone. Basta pressioná-lo para, por exemplo, acender as luzes ou destrancar a porta.

O Android 11 também conta com novos controles de mídia que permitem que o usuário alterne a mídia reproduzida rapidamente entre fones de ouvido, caixas de som inteligente e até TVs, sem interromper a transmissão.

O recurso Android Auto também recebeu atualizações nessa nova versão do sistema operacional e agora funciona totalmente sem fio nos veículos compatíveis, tornando possível receber instruções com apenas um toque, enviar mensagem de texto ou reproduzir uma mídia utilizando comandos de voz. Inclusive, o acesso por voz também foi atualizado e promete ser mais rápido e fácil de usar.

Maior controle da privacidade e dados para os usuários

As Permissões Únicas darão mais controle aos usuários ao acessar ferramentas privadas como câmera, microfone e localização. Assim, se algum aplicativo precisar acessar tais opções novamente, o usuário escolhe se quer conceder ou não. Além disso, caso tenha algum aplicativo que é utilizado há um tempo, as permissões são redefinidas automaticamente e o usuário é notificado.

O Android 11 também traz módulos adicionais de atualização do Google Play. Agora, as correções de segurança e privacidade serão enviadas para o dispositivo a partir da plataforma, não sendo necessário aguardar pela atualização completa do sistema operacional.

Para usuários do Android Enterprise , o novo sistema conta com a mesma privacidade de um dispositivo pessoal. O perfil de trabalho oferece, ao departamento de TI, ferramentas para gerenciar um telefone sem monitorar dados pessoais ou atividade de uso.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;