Economia Titulo
Temporada de cruzeiros emprega 4.000 no País
Por da ABr
20/12/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


Cerca de 4.000 trabalhadores brasileiros estão sendo contratados para compor a tripulação dos 20 transatlânticos que integram a temporada de cruzeiros marítimos no país, iniciada em outubro passado e que se estenderá até maio de 2011. A contratação atende à determinação do Conselho Nacional de Imigração e corresponde a 25% do total da tripulação dos navios. A média é de 800 tripulantes por navio, dos quais 200 terão de ser contratados no País.

Além da geração de empregos na cadeia de turismo, a estimativa é que os cruzeiristas impulsionem em cerca de 40% as vendas no comércio local. De acordo com a Abremar, cada US$ 7 mil deixados no país pelos turistas contribuem para a geração de um posto de trabalho.

Em comparação aos anos anteriores, o volume de brasileiros usufruindo dessa modalidade de turismo nesta temporada é o maior de todos os tempos. A ascensão de parcela significativa da população à classe média foi fator determinante.

O surgimento da nova classe C e a maior oferta de cruzeiros fizeram com que houvesse um ajuste de preços, explica o presidente da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Ricardo Amaral. Outros fatores que contribuíram para a evolução do segmento foram a existência de minicruzeiros, mais curtos, que permitem valor absoluto menor na viagem e a possibilidade de parcelamento em até dez vezes sem juros.

A expectativa da Abremar é que os 20 navios, que permanecerão no Brasil durante quase 8 meses, deverão receber 886,8 mil turistas, dos quais, até 20% de estrangeiros. O número representa 23% a mais do que o apurado na temporada 2009/2010.

O Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial de cruzeiros. O presidente da Abremar advertiu, contudo, que a maioria dos portos brasileiros está atingindo o limite da capacidade operacional. Para que o segmento continue crescendo no País, Amaral defendeu mais investimentos em infraestrutura portuária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;