Economia Titulo
Sebrae fará convênio com Petrobras
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
10/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O escritório do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Grande ABC deve assinar, até junho, convênio com a Petrobras para qualificar micro e pequenas empresas da região interessadas em fornecer produtos ou serviços para a estatal do petróleo.

Segundo a gerente da regional do Sebrae-SP, Josephina Cardelli, está sendo estruturado programa de capacitação com base no levantamento realizado recentemente com 500 empresas do ramo metalmecânico dos sete municípios.

Um dos pontos apontados no estudo - que deverá ser alvo de atenção no programa de qualificação - é o baixo índice de indústrias desse setor no Grande ABC que têm certificados de qualidade, uma das exigências para ter relacionamento comercial com a companhia.

"Para se cadastrar (junto à Petrobras para poder ser fornecedora), existem certos critérios, e vamos buscar diminuir essa distância", assinalou, referindo-se às dificuldades para os microempresários atingirem os requisitos mínimos.

A intenção é oferecer oportunidade no programa, que deverá ter 24 meses de duração, a cerca de 150 micro e pequenas, que não precisarão ser só do ramo metalmecânico - já que a estatal também têm demandas fora dessa área.

No entanto, Josephina faz questão de frisar que não haverá nenhuma obrigatoriedade de a gigante do petróleo contratar as participantes dos cursos dessa iniciativa.

DIFICULDADES - Presente ontem no evento promovido pela Prefeitura de Diadema, o gerente de cadastro de fornecedores de bens e serviços da Petrobras, Ernani Turazzi, reconhece que muitos pequenos empresários têm dificuldades em fazer o cadastro. "Cerca de 30% não consegue concluir o processo, porque não tem a documentação em dia ou porque está em dívida com impostos", afirmou.

No entanto, ele explica que a empresa prioriza o conteúdo local - cerca de 76% das compras é atendido pela indústria nacional e, com a exploração do petróleo do pré-sal, a expectativa é que a estatal duplique o número de fornecedores em cinco anos. Atualmente, em todo o País, são mais de 70 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;