Economia Titulo
Banco italiano é condenado a reembolsar títulos da Parmalat
Por Da AFP
03/09/2005 | 11:34
Compartilhar notícia


Um tribunal italiano condenou na sexta-feira um banco a reembolsar os poupadores a quem vendeu títulos da Parmalat. A decisão pode criar jurisprudência para as ações movidas após a insolvência do grupo alimentar, noticiou a imprensa italiana neste sábado.

O tribunal civil de Gênova condenou a Cassa di Risparmio di Genova e Imperia (Carige) a reembolsar em 230 mil euros um grupo de investidores incentivados a comprar títulos da Parmalat no ano 2000. "Esta é uma decisão histórica. Pela primeira vez na Itália, conseguimos mostrar que as obrigações da Parmalat eram produtos financeiros de risco", disse o advogado de acusação, Stefano Vignolo. "O tribunal reconheceu que o banco não é um vendedor como os demais, porque opera nos mercados na qualidade de profissional das finanças, tendo a obrigação de proteger os consumidores".

Outras sete ações semelhantes contra bancos, que envolvem um total de 2,5 milhões de euros, serão examinadas pelo tribunal de Gênova. Todas foram movidas por associações de consumidores.

Centenas de milhares de pequenos poupadores sentiram-se prejudicados pela insolvência do grupo italiano em dezembro de 2003, após a descoberta de um rombo de 14,27 bilhões de euros nas contas da empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;