Setecidades Titulo Coletiva
Estamos há seis meses em guerra contra o coronavírus, diz Doria

Governador lembra primeiro caso de contaminação em SP; previsão da Coronavac é de 45 milhões de doses em dezembro

Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
26/08/2020 | 12:41
Compartilhar notícia
Divulgação/Governo do Estado


Já passaram seis meses desde que o primeiro caso de contaminação pelo coronavírus foi registrado no Brasil. A data foi lembrada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes há pouco. Ele se referiu a empresário que havia acabado de chegar da Itália, em fevereiro, quando sentiu-se mal e foi internado no Hospital Albert Einstein. Conseguiu se recuperar. "Neste mesmo dia (26 de fevereiro) criamos o Centro de Contingência e entramos em guerra contra o coronavírus. Tanto que estamos trabalhando em cima da Coronavac que, se tudo der certo, poderemos disponibilizar, já no início de dezembro, 45 milhões de doses pelo SUS (Sistema Único de Saúde)", promete. No Brasil, neste período, foram contabilizados 3.669.995 casos de coronavírus e 116.580 mortes - em São Paulo, 776.135 casos e 29.194 mortes.

"Tínhamos mais dúvidas do que certezas naquele momento (em fevereiro). Mas nós optamos por nos aproximar da ciência para orientar a população e tem tido resultado. Nós conseguimos sair do epicentro da epidemia e a vacina vai ajudar a diminuir cada vez mais estes números", analisou o secretário-executivo do Centro de Contigência contra o coronavírus, João Gabbardo. Segundo ele, os casos de reinfecção são normais, já que o vírus tende a se modificar, realidade já notada no Brasil. "É por isso que, mesmo quem tenha sido infectado, tem de seguir todos os protocolos de segurança", alerta. 

Doria também anunciou, durante a coletiva, programa de incentivos à cultura, o Proac Expresso 2020. "Serão R$ 177 milhões de investimentos e pode gerar até 54 mil novos trabalho em cultura e economia criativa. São Oito novos editais a serem publicados. São investimentos fundamentais para que todo setor possa recuperar a sua capacidade de investimento, de empreendedorismo e geração de empregos." Serão 320 projetos em parceria com as prefeituras e o impacto econômico previsto é de R$ 266,8 milhões. 

Outro programa lançado foi o Meu Emprego Vaga Certa, plataforma digital que concentrará vagas a procura de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Para se cadastrar tem de baixar o aplicativo Sine Fácil ou pelo portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). Na segunda quinzena de setembro vai ter um mutirão com 5.000 vagas, mas já existem algumas disponíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;