Setecidades Titulo
V.Lutécia, em Sto.André, quer sinalização em esquina
Angela Martins
Especial para o Diário
10/03/2006 | 07:59
Compartilhar notícia


Moradores e comerciantes da Vila Lutécia, em Santo André, dizem que estão cansados de presenciar acidentes no cruzamento das ruas Miguel Arcanjo e Alberto Zirlis. Segundo eles, toda semana há registro de pelo menos um acidente, além de atropelamentos. Quem mora na rua diz que placas de sinalização e faixas de pedestres existem, mas que os motoristas não respeitam.

"A sinalização existe, embora as faixas estejam meio apagadas. Porém, ninguém respeita", comenta o chaveiro Luíz Carmelo Puebla, 71 anos. Ele mora na Vila Lutécia há cinco anos e diz já ter presenciado vários acidentes no cruzamento. "Reclamamos muito com a Prefeitura para resolver o problema. Mas nunca deram resposta", lamenta.

Na opinião de Puebla, nem semáforo resolveria o caso. "O ideal não é um farol, porque quando os motoristas virem o sinal amarelo, correrão ainda mais para passar. Mas se colocassem uma lombada ou uma valeta para diminuir a velocidade dos veículos, talvez a situação melhorasse", sugere. A diarista Maria José Branco, 37, que vive há 23 anos no bairro, concorda. "Isso precisa de uma solução. Esse cruzamento é terrível, muito perigoso", emenda.

O comerciante Manoel Eurípedes Gobbi, 56, sentiu na pele, e no bolso, a imprudência dos motoristas. "Um dia antes do Carnaval, dois carros bateram na esquina. Um deles destruiu a mureta em frente do meu bar. Eu estava sentado ali e tinha acabado de me levantar. Não morri por pouco", conta. Gobbi machucou a perna no acidente. "Depois disso, ainda tiveram três outras batidas por aqui", revela.

De acordo com o comerciante, os vizinhos já entregaram um abaixo-assinado à Prefeitura, pedindo providências. "O certo seria colocarem uma lombada ou instalarem um radar para multar o motorista que passar em alta velocidade. Mas enquanto não morrer alguém, ninguém toma qualquer atitude", analisa.

Prevenção – O Departamento de Trânsito e Circulação da Prefeitura de Santo André informou que a sinalização horizontal será reforçada (faixa de travessia de pedestres) e que colocará uma placa de sinalização Pare. A Prefeitura estuda a implantação de um semáforo no cruzamento para reduzir a velocidade dos veículos. (Supervisão de Cláudia Fernandes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;