Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 9 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Lula encerra visita à China e segue para o México


Do Diário OnLine
Com Agências

27/05/2004 | 10:35


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou nesta quinta-feira sua visita de cinco dias à China e partiu para Guadalajara, no México. Em Xangai, ele fez um balanço positivo da missão em território chinês, considerada "a de maior êxito da política externa brasileira".

Lula ressaltou que o Brasil não quer ser um "mero exportador de soja e minério de ferro para a China", destacando a necessidade de uma exportação e importação de conhecimento. O presidente lembrou que por não terem conflitos históricos, brasileiros e chineses podem ser grandes parceiros comerciais e políticos.

"Os dois países estão em uma fase de desenvolvimento similar. Têm posições parecidas nos temas internacionais", declarou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Liu Jianchao. Ele garantiu que a China "é favorável a que o Brasil desempenhe um papel ativo na ONU (Organização das Nações Unidas) e em outras organizações multilaterais".

Jianchao citou os setores nos quais a cooperação comercial deve ser intensificada, como a construção de aviões, a agricultura, a infra-estrutura e a tecnologia espacial. "As duas partes já lançaram dois satélites e querem lançar um terceiro num futuro próximo", acrescentou o porta-voz.

O governo chinês também se mostra favorável a uma cooperação com o Brasil no setor de energia. A China, que prevê o início da construção de quatro reatores este ano e de outros quatro no próximo ano, está muito interessada no urânio brasileiro.

Nesta quinta, Lula tomou café da manhã com lideranças empresariais em Xangai. Depois, ele reuniu-se com a primeira-ministra de Bangladesh, Begum Khaleda Zia.

Antes de viajar para o México, Lula participou de um banquete oferecido pelo prefeito de Xangai.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;