Internacional Titulo
Declaração da Cúpula não deve incluir prazo para Alca
Do Diário OnLine
Com Agências
13/01/2004 | 11:43
Compartilhar notícia


A declaração final da Cúpula Extraordinária das Américas, que acontece em Monterrey, no México, não deve incluir nenhum prazo para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Os Estados Unidos pressionaram pela inclusão de uma data final no texto, mas sofreram a oposição do Brasil e da Venezuela.

A informação sobre o conteúdo da declaração final foi divulgada pela imprensa mexicana, que adiantou também a ausência de outra proposta dos Estados Unidos: a inclusão de uma cláusula contra países corruptos, que os norte-americanos adotaram na segunda-feira em seu território e queriam ver ampliada a todos os membros da Organização de Estados Americanos (OEA).

O embaixador permanente do México na OEA, Miguel Ruiz Cabañas, explicou à imprensa de seu país que o texto apenas faz referência à necessidade dos países americanos cooperarem no combate à corrupção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;