Cena Política Titulo
Seria um talismã?

O presidente da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami (PSDB), tem uma pendência na Justiça Eleitoral.

Por Do Diário do Grande ABC
12/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami (PSDB), tem uma pendência na Justiça Eleitoral. Não se sabe o motivo, se é para espantar maus olhados ou para tentar pegar carona num número cabalístico e tirar proveito positivo disso, mas o tucano marcou para hoje, ao meio-dia, inauguração de parte do novo prédio da Câmara. Pode também ser por nada, mas o fato é que a data e horário são curiosos: 12/12/12, às 12h. Minami é investigado por suposta compra de votos na eleição deste ano, na qual foi reeleito para o quinto mandato parlamentar. Ele participou de bingo promovido durante a campanha pelo grupo Sempre Mulher, do qual é um dos fundadores. O convite custou R$ 10. Dava direito a cartela de bingo e caixa com salgados e doces, onde estava estampado o logotipo da entidade, igual ao utilizado para divulgar sua candidatura. O Ministério Público Eleitoral considerou que o tucano infringiu a lei e entrou com representação na 174ª Zona Eleitoral. Algumas testemunhas foram ouvidas, mas os depoimentos ainda não foram publicados no Diário Oficial para a defesa se manifestar. Vai que o talismã do dia e hora ajuda no processo?

E por aqui?

A deputada estadual Ana do Carmo (PT) anunciou parceria com o mandato do vereador paulistano reeleito Nabil Bonduki (PT). Mas, em São Bernardo ventila-se que a parlamentar teve alguns atritos com petistas próximos que estarão na legislatura 2013-2016 e, por isso, ela não quer nem ouvir falar em parceria na cidade.

Para a história

A futura base governista de Santo André, capitaneada pelo PT, pode não ter vida fácil para eleger o presidente da Câmara, como quer o prefeito eleito, Carlos Grana (PT). Grupo de 12 vereadores tem se movimentado de maneira sólida para obter o comando do Legislativo. São necessários 11 dos 21 votos para eleger a mesa diretora. Nesse bloco, tem se destacado a figura da vereadora Elian Santana (PTdoB) nas articulações. A trabalhista pode encabeçar a chapa da futura oposição no pleito interno. Seria a volta de uma mulher na liderança do Legislativo após oito anos? Até agora, Ivete Garcia (PT) foi a única parlamentar a chefiar a Casa, no biênio 2003-2004.

PP independente

O PP de São Caetano tem executiva definitiva. O chefe de Gabinete, Luiz Antônio Cicaroni, continua como presidente do partido na cidade - já comandava a direção provisória. Com discurso de valorização da juventude, Cica adianta posição independente no Legislativo, onde o partido terá Chico Bento como representante. "Faremos política com responsabilidade", diz o progressista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;