"Queremos levar a inclusão digital ao maior número possível de pessoas. O Telecentro surgiu como uma proposta de combate a essa exclusão", diz o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e um dos responsáveis pelo novo espaço, André Luís Gomes Duarte.
Do total de 120 computadores disponíveis no Green Plaza, 100 estarão conectados à Internet. Os usuários poderão ainda acessar sites de emprego, entretenimento, notícias e bate-papo, além de consultar e-mails.
Os outros 20 equipamentos serão utilizados pela Prefeitura para a realização de cursos de informática gratuitos. "A idéia é capacitar o morador e prepará-lo melhor para o mercado de trabalho, que hoje em dia exige cada vez mais conhecimento de informática", explica Duarte. As aulas também serão oferecidas aos funcionários da Frente de Trabalho da Prefeitura.
O Telecentro faz parte do projeto ‘Democratização da Informática pela Educação’, que também vai beneficiar 36 escolas da rede municipal. Serão, ao todo, 480 máquinas, que serão utilizadas por cerca de 22 mil alunos.
Cada escola terá um laboratório de informática, com de 8 a 15 computadores, dependendo da quantidade de alunos. As crianças terão acesso à Internet e também a outros programas eletrônicos. As aulas serão dadas pelos próprios professores da rede, que receberão treinamento.
O Círculo de Cultura Paulo Freire, no Jardim Sonia Maria, e as bibliotecas municipais Castro Alves, no Jardim Zaíra, e Dias Gomes, no Jardim Oratório, também deverão receber computadores nos próximos meses, assim como o Teatro Municipal.
O Telecentro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Green Plaza, que fica na Rua Rio Branco, nº 85, 3º andar, Centro – Mauá (em frente à estação ferroviária).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.