Setecidades Titulo Retorno das aulas presenciais
Em rede social, Atila Jacomussi diz que Mauá não terá aulas na rede municipal neste ano

Município anunciou medida no início da noite desta quarta-feira (29); Santo André e São Bernardo anunciaram ontem que aulas não voltarão no dia 8 de setembro

da Redação
29/07/2020 | 20:05
Compartilhar notícia
Caio Arruda/ Divulgação


A Prefeitura de Mauá anunciou, no início da noite desta quarta-feira (29), que as aulas presenciais da rede municipal de ensino da cidade não retornará neste ano. O anúncio foi feito em uma live realizada pelo prefeito Átila Jacomussi (PSB). A decisão vai contra ao Plano São Paulo, em que as aulas estaduais podem retornar no dia 8 de setembro. 

De acordo com o prefeito, Mauá possui 45 escolas de educação infantil, sendo 42 municipais e três conveniadas, ou seja, os alunos possuem entre 0 a 5 anos. "Imagine bebês voltando às escolas diante desta pandemia, mesmo que tenhamos baixos índices de evolução da doença, eles são possíveis transmissores para pais, irmãos e avós. Precisamos preservar as vidas, que são o bem mais importante da nossa cidade", destacou Atila.

O prefeito ainda afirmou que o formato de retomada do Governo do Estado contempla o rodízio de alunos, com dois ou três dias de aula na semana, o que não recupera o ano letivo de qualquer forma. "Queremos que o Governo do Estado crie protocolos diferentes para escolas públicas e particulares, assim, os pais e as escolas particulares podem decidir sobre a volta dos seus filhos ou continuar com as aulas remotas. Na rede pública continuaremos com as aulas à distância", disse o prefeito.

As cidades de Santo André e São Bernardo também barraram o retorno das aulas presenciais, porém, a diferença com a cidade de Mauá, é a de que Santo André e São Bernardo apenas anunciaram que as aulas não voltam dia 8 de setembro e Mauá anunciou que as aulas não voltam neste ano. 

Os tucanos também realizaram lives, transmitidas pelas redes sociais. E ambos argumentaram que o cenário atual não permite que haja a volta das aulas. Em Santo André são 38 mil alunos matriculados. Em São Bernardo, 82 mil.

“Estamos discutindo o cenário, avaliando os números, a ciência e vamos ainda sentar e conversar definitivamente. Mas, atualmente, não há como voltar (o ano letivo presencial). O risco ainda é grande de disseminação do novo coronavírus”, discorreu Paulo Serra. “Autorização (do Estado) não é determinação. Neste caso, estou avisando, vamos postergar o retorno. Não há segurança para isso. Sei que é uma medida que não vai agradar a todos. Mas estou aqui para cuidar de vidas”, listou Morando.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), há duas semanas, já havia admitido que não iria autorizar o regresso das atividades presenciais justamente por falta de segurança sanitária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;