Memória Titulo Coluna
Brooklin, Barcelona, Paço, Concha Acústica

Iniciamos a Semana São Caetano 2020 retornando 100 e 60 anos no tempo: em 1920 aquele que era um dos distritos do município de São Bernardo, ganhava um bairro referencial, Vila Barcelona, e em 1960 a cidade inspirava-se nas linhas modernistas de Brasília para projetar o primeiro Paço Municipal do Grande ABC, inaugurado no ano seguinte juntamente com a Concha Acústica, que não resistiu

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/07/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Vila Barcelona – O centenário bairro de São Caetano estava sendo loteado em 1920, empreendimento da Sociedade Anônima Fábrica Votorantim que abria ao mesmo tempo um segundo loteamento, o Brooklin Paulista, na Capital. 

Barcelona e Brooklin já tinham suas primeiras ruas em 1920, conforme se depreende de notícia publicada pelo Correio Paulistano.

Segundo a notícia, o Brooklin teria, “em breve”, iluminação pública e força motriz fornecida pela Light. Já Vila Barcelona, “dentro de poucos meses”, seria atravessada por uma linha de bondes desde alto do bairro Saúde, junto à capela de São Vicente, até a Estação de São Caetano.

Os lotes dos dois bairros estavam à venda, “a preços módicos e a prestações e sem juros”.

Lembrando – Bairro Saúde, na divisa com Santo André, foi absorvido pelo bairro Santa Maria, ambos abertos pelos Pujol e que seriam adquiridos em hasta pública pelos Simonsen.

A capela de São Vicente ficava na propriedade de Vicente Rodrigues Vieira, o famoso curandeiro que, com suas orações e milagres, foi o primeiro a divulgar São Caetano para fora dos limites da cidade e região.

O sistema de bondinhos dos Pujol seria de fato implantado e chegaria ao fim em 1930, quando os Simonsen assumiram os vários loteamentos abertos na década de 1920, incluindo-se os Campestre e Jardim, em Santo André, e Nova Petrópolis, em São Bernardo. 

O Paço – O de São Caetano foi o primeiro do Grande ABC, obra do prefeito Oswaldo Massei, inaugurado em 19 de março de 1961, com projeto do arquiteto Zenon Lotufo. Cartão-postal da cidade por décadas, símbolo da modernidade. Os dois paços seguintes – Santo André e São Bernardo – apenas seriam construídos na segunda metade da mesma década de 1960.

Concha Acústica – Inaugurada pelo prefeito Oswaldo Massei em 21 de março de 1961, numa cobertura geral da imprensa, inclusive da TV Cultura. Projeto da empresa Buzio Tratamentos Acústicos, de São Paulo, com palco para 400 figurantes e som com alcance de até 300 metros.

Grandes shows foram ali realizados. Mas a obra caiu em desuso recebendo o apelido de Escorregador de Elefantes. Para o alargamento da Avenida Goiás, a Concha Acústica foi implodida num domingo, 7 de fevereiro de 2004.

Diário há meio século

Terça-feira, 28 de julho de 1970 – ano 13, edição 1294

Especial – São Caetano, da argila à floresta de concreto; a cidade das agências de carro.

São Bernardo – Prefeito Aldino Pinotti entroniza a imagem de São Cristóvão na Garagem Municipal, denominada oficialmente Divisão de Oficinas e Manutenção.

Em 28 de julho de...

1915 – Raphael Pellegrini, morador de Santo André, é ferido pela italiana Josephina Mica. Recupera-se na Santa Casa local, onde foi atendido pelo médico Christovam da Gama.

Nota – Trata-se do primeiro ou de um dos primeiros atendimentos do gênero no recém-criado primeiro hospital local.

1920 – Dr. Rudge Ramos entra em férias. Era o terceiro delegado auxiliar de São Paulo e restaurador do Caminho do Mar, cruzando São Bernardo.

1930 – Recrudesce a situação política brasileira com o assassinato de João Pessoa, presidente (hoje seria governador) da Paraíba e candidato derrotado à vice-Presidência da República, na chapa de Getúlio Vargas (presidente-governador do Rio Grande do Sul).

João Pessoa foi assassinado a tiros em Recife, quando tomava chá com amigos na Confeitaria Glória. O crime aconteceu em 26 de julho de 1930 e o autor foi João Duarte, da Paraíba, que disparou seis vezes.

Nota – O episódio terá influência decisiva no fim da chamada República Velha, ainda em 1930.

1960 – Jânio Quadros em campanha à Presidência da República: três comícios no ABC, em São Caetano, São Bernardo e Santo André.

Ao encerramento de cada comício eram sorteados trabalhadores para assistir à sua posse em Brasília.

Hoje

- Dia do Agricultor

- Dia Nacional do Combate à Hepatite


Municípios brasileiros

- Celebram aniversário em 28 de julho: São Caetano e Cristais Novos. Fonte: IBGE

Santos do dia

- Os mártires de Tebaida, no Egito, viveram no século III, nos reinados de Décio e Valeriano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;