O objetivo anunciado do treinamento, que durou 12 horas, era preparar a área costeira para uma rápida mobilizaçao militar. Segundo o jornal de Hong Kong Wen Wei Po, durante os exercícios militares, os soldados cantavam a música Nós Vamos Libertar Taiwan.
Essas manobras aumentam a tensao entre Pequim e Taipé, que recentemente renunciou à política de "uma única China".
Na cidade costeira de Quanzhou, 240 km a oeste de Taiwan os militares mobilizaram suas forças para realizar exerícios militares, informou o diário pró-Pequim Wen Wei Po.
Oficiais na cidade de Nanjing, no sudeste da província de Fujian, ordenaram exércícios em toda a regiao, informou o diário.
Estao previstas operaçoes conjuntas em grande escala do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, próximo da costa da província de Zhenjian e na cidade de Xangai, segundo fontes anônimas citadas pelo diário independente Ming Pao. Segundo o informe, o presidente Jiang Zemin decidirá sobre a classe dos exercícios e quando serao realizados.
Os exércícios objetivam advertir opresidente taiwanês, Lee Tung-hui por seus somentários e como parte das comemoraçoes pelo 50° anivérsário da instauraçao do regime comunistas, acrescentou o jornal.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.