Memória Titulo
O palco que virou sagrado da Rua João Basso

Paulo Vidal Neto ficará na história do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema por vários motivos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Paulo Vidal Neto ficará na história do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema por vários motivos, entre os quais: 1) teve Lula em sua diretoria e na sua sucessão; 2) construiu a sede do sindicato na Rua João Basso, hoje um palco sagrado nas palavras do jornalista Chico Pinheiro, que o visitou há dois anos; 3) e Paulo Vidal foi presidente do sindicato num período de transição em pleno regime militar. Qualquer deslize levava o dirigente sindical a ser perseguido, preso, a perder o cargo mesmo que eleito democraticamente pela categoria. Paulo Vidal, liso e contemporizador, saiu-se ileso.

O Diário acompanhou também a fase Paulo Vidal Neto e registra em suas páginas o sacrifício pela construção do prédio do sindicato, que nos primeiros tempos, logo após a inauguração, era visitado como uma nova atração na cidade, motivo de orgulho dos trabalhadores.

O Diário também registra um episódio de repercussão internacional ligado ao ramo metalúrgico: a prisão de um nazista e assassino de guerra que fez parte do quadro de funcionários da Volkswagen, na Via Anchieta.

Estávamos em 1970, tempo do tri do futebol brasileiro no México e de um presidente que ficou na história como carrasco naqueles tempos de tortura a presos políticos, o general Emilio Médici, que absolutamente não tem qualquer grau de parentesco com esse repórter.

EM 14 DE MAIO DE...

1969 - Escola Estadual do Jardim do Mar vence o campeonato colegial de São Bernardo; Colégio Anchieta fica com o vice-campeonato e a Escola Lauro Gomes em terceiro.

1969 - São Caetano EC estréia no Torneio Rumi de Ranieri, que congrega as melhores equipes de basquete masculino do Estado, e vence a Hebraica por 55 a 42.

1969 - Começa a temporada paulista de vôlei masculino, com duas equipes do Grande ABC: Randi e Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

HOJE

Dia da Erradicação do Trabalho Infantil, Dia da Esquadrilha da Fumaça, Dia do Paraguai e Dia do Seguro.

SANTOS DO DIA

Frei Gil, Maria Domingas Mazzarello, Matias e Petronila de Moncel.

Matias, apóstolo e mártir. Discípulo de Jesus Cristo. Designado para substituir, no Colégio Apostólico, a Judas Iscariotes. Segundo a tradição, levou o Evangelho à Etiópia.

-- Frei Gil, patrono de Vouzela, a terra de João Ramalho, em Portugal.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 13 de maio de 1979

Santo André - Câmara Municipal afasta o vereador José Mendes Botelho, sob a alegação de o parlamentar ter ferido o decoro parlamentar. Botelho tem sido opositor ferrenho do governo municipal do prefeito Lincoln Grillo.

Editorial - Cassação (de Botelho) não sairá; o objetivo é outro.

São Caetano - Juizado de Menores proíbe discoteques para menores de 16 anos.

NOSSOS CLUBES

Edélcio Cândido conta a história da Sociedade Esportiva Cruzeiro do Sul, fundada em Santo André em 7 de setembro de 1961. Com essa são 71 reportagens especiais da série Nossos Clubes Amadores.

Crônica 1 - Ideias incomuns de sujeitos nada comuns (Júlio Pinheiro, pseudônimo de Hermano Pini Filho).

Crônica 2 - Televisão é a máquina para quem é doido (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi).

Almanaque

Carlos Roberto Ferreira.

Nascimento: Santo André, 14 de maio de 1960.

Vereador: 1989 a 2008.

Partidos: PTB - PRN - PMDB - PSB - PDT.

Exerceu quatro mandatos consecutivos e manteve trabalho de apoio às entidades vinculadas ao segmento evangélico.

Um Ecomuseu: Fausto & Marlene

Bonecas do mundo: casal de imigrantes irlandeses em Boston (EUA), espanhola, boliviana, austríaca e cubanito

Coleção: Fausto Lopes e Marlene Serra, de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;