Memória Titulo
Havia até brasileiros nessa seção da Pirelli

Virada das décadas de 1960 para 1970, interior da Pirelli, em Santo André. Na repartição elétrica de pneus...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Virada das décadas de 1960 para 1970, interior da Pirelli, em Santo André. Na repartição elétrica de pneus reúnem-se os eletricistas, mecânicos, engenheiros, chefes de seção, projetistas, desenhistas, garotos do Senai. Entre eles, Ademar Bertoldo, ao fundo, de barba e bigode.

Bertoldo lista seus colegas de seção: Granelli, Novelli, Del Nero, Barizom, Sanches. Entre os engenheiros, um nome que se consagraria no esporte, Ilton José da Costa, hoje diretor de futebol profissional. E mais: Ferreira, Tozzi, Lopes. Entre os apelidos: Tripa, Abobrinha, Boi de Rancho, Tambaú.

Havia italianos e argentinos, indiano e alemães. E todos respondiam ao chefe Ari Novelli, que também era o técnico do time de futebol da seção.

HISTÓRIA

A Pirelli é uma das mais antigas indústrias em funcionamento no Grande ABC. Começou a escrever sua história no Brasil em 1929, com a aquisição da Conac, uma pequena fábrica de condutores elétricos instalada no bairro Ipiranguinha, em Santo André. Uma história que neste 2009 alcança os seus 80 anos. Sua primeira fábrica de pneus, também em Santo André, foi inaugurada em 1941, no vale do Rio Tamanduateí. Está ali até hoje.

ALMANAQUE

Maria Luiza

Sardinha Nóbrega

Nascimento: São Caetano, 26 de março de 1957.

Vereadora: 1983 a 1988.

Partidos: PT - PCB.

Buscou abrir espaço à organização da mulher. Atuou também nas áreas ecológica, ambiental e da preservação do patrimônio histórico. É professora e assistente social.

Pedrinho do Táxi

Nome: Pedro Vitor Filho.

Nascimento: Senhor do Bonfim (BA), 26 de março de 1940.

Vereador: 18 de outubro a 16 de novembro de 2001; agosto de 2003; novembro de 2003.

Tomou posse no Legislativo por três vezes: duas na licença de Israel Santana e uma na de Fernando Gomes. Tem como base a Vila Metalúrgica.

EM 26 DE MARÇO DE...

1944 - Semanário O São Bernardo publica edital do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e da Cerâmica para Construção de Santo André informando que procederia ao recolhimento do imposto sindical. O imposto seria descontado na folha de pagamento de março e equivaleria a um dia de serviço de cada trabalhador.

Ao iniciar a cobrança do imposto sindical, os sindicatos se reportavam ao artigo 586 do decreto-lei 5452, de 1º de maio de 1943, que instituía o encargo.

 HOJE

Dia do Cacau e Dia do Mercosul.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Santo Antonio do Jardim - 26 de março de 1881, Barueri - 26 de março de 1949, Poá - 26 de março de 1949.

CAPITAL BRASILEIRA

Porto Alegre - 26 de março de 1772.

SANTOS DO DIA

Bráulio, Emanuel (ou Manuel, padroeiro dos Diplomatas), Ludgero e Marciano.

Bráulio (Espanha: 585-651). Bispo de Saragoça. Promoveu a cultura, incentivou os estudos e formou bibliotecas.

Ludgero (Frísia, Holanda - Müster, Alemanha 809). Foi o primeiro bispo de Münster.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;