Nacional Titulo Retomada
Witzel anuncia volta 'quase total' da economia do Rio em outubro
22/07/2020 | 10:34
Compartilhar notícia


O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou nesta quarta-feira, 22, que a economia do Estado voltará à normalidade no quarto trimestre do ano se a pandemia do novo coronavírus continuar a cair no ritmo atual. A previsão projeta a volta à normalidade a partir de outubro - até lá, provavelmente, continuariam a ocorrer restrições parciais, por setor e horário, por exemplo.

"Se a curva de contágio continuar em queda nos próximos meses, projetamos uma retomada quase total da atividade econômica no Estado já no último trimestre do ano", postou o governador no Twitter.

Witzel publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta decreto em que autoriza a reabertura gradual de novos setores do comércio, como academias de ginástica e salões de beleza, desde que sejam respeitados protocolos e medidas de segurança. O texto prorroga até 5 de agosto algumas medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia no Estado.

O texto também autoriza atividades culturais ao ar livre nas regiões metropolitana, baixada litorânea e noroeste, respeitada a distância mínima de um metro entre as pessoas; atividades esportivas coletivas ao ar livre; e abertura de lojas de comércio de rua, incluindo galerias, exclusivamente no horário das 9h às 19h, até o limite de 50% de sua capacidade total. O decreto libera ainda a abertura das unidades do Rio Poupa Tempo e do Detran.

Atualmente, as regiões metropolitana I, metropolitana II, baixadas litorâneas e noroeste estão na bandeira de cor amarela - ou seja, apresentam nível de risco baixo. O resto do Rio de Janeiro está na cor laranja, símbolo de risco moderado. A nota técnica é emitida quinzenalmente, com atualização e detalhamento dos indicadores do Painel Covid, que fundamenta a adoção de ações em relação à flexibilização ou restrição de atividades econômicas e sociais, no Diário Oficial do Estado.

"Estamos retomando a economia fluminense de forma segura e gradual, nos baseando em dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde", disse o governador, segundo nota oficial. "O isolamento social ajudou a salvar mais de 80 mil vidas, de acordo com projeções."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;