Setecidades Titulo Amor na pandemia
Vídeo de garoto abraçando o pai que teve Covid-19 emociona internet

Vitor, que tem 13 anos, estava há 15 dias sem poder chegar perto do pai; live musical no domingo vai celebrar recuperação

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
16/07/2020 | 15:29
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Um dos maiores desafios para quem tem Covid-19 é se isolar da família e do resto do mundo, para evitar que outras pessoas se contaminem. Se essa é uma situação difícil para a maioria das pessoas, para quem tem síndrome de Down pode ser ainda pior, já que uma das características marcantes da síndrome é a demonstração de afeto. O adolescente Vitor Ricardo Silva do Nascimento, 13 anos, teve que aprender a lidar com essa distância, quando o pai, o assessor parlamentar Deomarques Ricardo do Nascimento, 47, foi diagnosticado com a doença. O vídeo do tão esperado abraço viralizou e emocionou a internet.

Nascimento, que mora em São Bernardo, contou que começou a sentir os sintomas no dia 27 de junho, uma sexta-feira, ao final do dia. Ao longo da madrugada teve febre no dia seguinte já tinha dor no corpo e na garganta. Na segunda-feira procurou uma UBS (Unidade Básica de Saúde), foi submetido ao teste e já orientado a se isolar em casa. “Quando cheguei já expliquei que a gente não ia poder se beijar, nem se abraçar, que íamos ter que manter uma distância. E ele sempre perguntando quando isso ia passar”, relembrou.

O resultado do exame só ficou pronto no dia 10 de julho e apenas confirmou o diagnóstico clínico: positivo para Covid-19. “Quando peguei o resultado já tinha cumprido os 14 dias da doença. Graças a Deus ninguém mais pegou e a gente pôde voltar a se abraçar”, pontuou. Antes de ir para casa, Nascimento avisou a filha, Bruna Regina do Nascimento, 20, que resolveu gravar o momento.

No vídeo (veja abaixo), que viralizou rapidamente, é clara a ansiedade de Vitor antes mesmo do pai entrar na sala. Nascimento entra, diz que vai falar com o garoto de “homem para homem”, como ele mesmo gosta de dizer, e explica que agora eles já não “está mais dodói” e que os dois podem se abraçar. Muito emocionado, Vitor abraça e beija o pai. “Pai, eu te amo muito”, diz o garoto.

O assessor lembrou os momentos de angústia após a contaminação, e as incertezas sobre se seu quadro se saúde iria evoluir bem, ou se seria necessário internação e até um auxílio mecânico para a respiração, como tantos casos. “A cada dia, era aquela expectativa. Se ia melhorar, se ia piorar, Graças a Deus me recuperei e não foi nada mais grave”, afirmou. “Fica a lição de que a gente deve aproveitar o hoje e agradecer por estarmos aqui, sermos gratos a Deus, porque sobre o dia de amanhã a gente não sabe”, completou.

Para comemorar a recuperação do pai, Vitor vai fazer uma live no próximo domingo, às 15 horas, com transmissão pelo seu perfil no Instagram (@vitor.rsn). O adolescente vai fazer uma apresentação tocando pandeiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;