Cultura & Lazer Titulo
Os rumos de Johnny Massaro
Por
11/07/2020 | 07:07
Compartilhar notícia


Quando, em janeiro, o ator Johnny Massaro, 28, terminou as agitadas filmagens do longa O Pastor e o Guerrilheiro que reproduziram a invasão da Universidade de Brasília em 1968, ele acreditava que, apesar da crise que atingiu o setor audiovisual, o ano seria promissor.

Entre suas sete produções concluídas e na fila para estreia, estão duas minisséries da Globo - O Riso de Ariano, de João Falcão e Tatiana Maciel, com direção de José Eduardo Belmonte, e que foi livremente inspirada em casos que o escritor Ariano Suassuna contava sobre a sua vida, e Aumenta Que É Rock, com direção de Tomás Portella. Já o filme Os Primeiros Soldados, para o qual emagreceu 11 kg para interpretar um soropositivo no início da epidemia da aids, deveria estrear este ano nas salas de cinema enquanto O Pastor e o Guerrilheiro, que também leva assinatura de Belmonte, está em fase de finalização.

Mas, com a pandemia, abriu-se uma grande gaveta. Quando e onde exibir os trabalhos que deveriam estar no circuito? E quando e como será a volta ao trabalho? "Há dois meses, fiquei muito ansioso. Eu, ator, o que vou fazer? Não sei quando um set vai poder existir de novo, ou quando vão abrir os teatros", disse Massaro ao Estadão. Em todo o Brasil, o setor que emprega 300 mil pessoas diretamente acompanha atônito às idas e vindas da pandemia.

O ator começou a carreira ainda adolescente, há 15 anos, na novela Floribella, da Band, na qual contracenou com o hoje ministro Mário Frias. Em tempos de reciclagem cultural, o folhetim vai ganhar uma reprise no canal. Em seguida, ele migrou para a Globo e integrou por três temporadas o elenco da novela teen Malhação, que o alçou ao time fixo de novelas da emissora carioca.

Na Globo, Johnny Massaro fez também as novelas Deus Salve o Rei, A Regra do Jogo e Meu Pedacinho de Chão. A angústia com a paralisação do setor só não foi maior para o ator graças ao contrato que mantém com a emissora, que continua valendo apesar do adiamento das atividades na teledramaturgia.

"Não faço ideia onde serão lançados (os filmes) nesse contexto. É preciso descobrir novos formatos. Desse desconforto e ansiedade, vão surgir coisas novas. O reforço do streaming veio em um bom momento. Ajuda a desafogar", afirma.

Em momento de reinvenção e apostas em novos formatos, Johnny Massaro estará em nova série da Globo gravada remotamente. O projeto, de Jorge Furtado, ainda não tem título definido e é algo novo em relação ao que já foi produzido no canal. Serão quatro episódios, cada um protagonizado por uma dupla.

Johnny estará em três episódios, entre eles, com o casal Caio Blat e Luisa Arraes, que são seus vizinhos. A história tratará da convivência durante o confinamento e tem Andrucha Waddington e Patricia Pedrosa no time de diretores. Entre os roteiristas, nomes como Antonio Prata e Chico Mattoso. Os trabalhos começarão na próxima semana.

Horizonte

Na última vez que pisou em um set, Massaro interpretou um estudante/guerrilheiro que acabou preso na mesma cela de um pastor evangélico no auge da ditadura. As gravações da famosa invasão da UNB agitaram a universidade e despertaram a ira de bolsonaristas. "Esse foi um dos filmes que mais me abriram horizontes para entender a nossa política. Conheci um lado da nossa história que deveria ser profundamente estudado nas nossas escolas. É uma cicatriz aberta que estamos encontrando de novo", disse o ator. O longa também se passa no Araguaia, onde estava sediado um núcleo guerrilheiro do PCdoB que foi dizimado pelo Exército, e termina em 2000, na virada do século.

Na invasão ocorrida em 1968, 300 estudantes foram presos dentro da universidade e um deles ficou cego devido a ação da polícia. A invasão tornou-se um dos pretextos para a instauração do AI-5, que marcou o momento mais crítico dos anos de chumbo. Em tempos de pandemia, a expectativa otimista é de que o longa chegue aos cinemas em 2021. Outra parte do filme foi gravada no Pará e se passa em 1972. "Esse filme existiria independentemente da falta de apoio governamental. Uma das tônicas é como a religião interfere na política. Isso vem de longe. Historicamente, a Igreja Católica interferiu muito, e agora um lado da Igreja Evangélica", comenta.

Entre os trabalhos inéditos, Johnny Massaro também tem na gaveta o longa Partiu Paraguai, com direção de Daniel Lieff, no qual interpreta o personagem Sócrates e atua lado da atriz Bruna Linzmeyer. E ainda Prisioneiro da Liberdade, com direção de Jefferson De, que narra a história do abolicionista Luiz Gama (1830-1882). Finalmente, Transe, direção de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães, no qual vive um personagem inserido em um triângulo amoroso ao lado dos atores Luisa Arraes e Ravel Andrade - o cenário são as eleições presidenciais de 2018.

Como diretor, rodou há oito anos o curta Amarillas, que estava perdido e foi encontrado e editado durante a quarentena. O curta, lançado no dia 8 de junho como web filme no Instagram, parte de uma frase do Livro das Perguntas, de Pablo Neruda: "Por que se suicidam as folhas quando se sentem amarelas?", e conta a história de dois amigos em busca de um bom lugar para passar o fim do mundo, interpretados pelos atores Caroline Figueiredo e Rael Barja, com quem Johnny dividia o elenco em Malhação.

Entre os atores convidados, estão Erom Cordeiro, Sophia Abrahão, Chay Sued, Bella Camero e Ícaro Silva. Ainda como diretor, Massaro recentemente rodou outro curta, Depois Quando, sem data de lançamento. A produção traz um jovem que se vê diante de um conflito ético por causa dos seus fones de ouvido sem fio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;