Tecnologia Titulo
Como aproveitar ao máximo os recursos do seu smartphone
Por Da Redação
Do 33Giga
09/07/2020 | 17:48
Compartilhar notícia


O smartphone é um dos equipamentos mais úteis para a rotina de seus usuários. Com a presença de diferentes ferramentas, com esse aparelho você pode assistir a vídeos, conversar com amigos, pagar contas e muito mais. A seguir, confira outras dicas práticas de uso que vão te permitir aproveitar todo o potencial do seu celular.

Leia mais:
Conheça os celulares mais estranhos já lançados
Guia de compras: como escolher o smartphone perfeito para você

Mais memória

Uma das situações mais desagradáveis é abrir a câmera para tirar uma foto e receber o aviso “memória cheia”. Essa situação é muito comum, e pode acontecer porque, além de fotos e vídeos, o armazenamento interno do aparelho precisa comportar o sistema operacional e todos os aplicativos que você deseja instalar.

Por isso, para manter a memória sempre em dia, a dica é fazer uma limpeza periódica – incluindo as conversas do WhatsApp. Pelo fato de salvar registros por muito tempo, o aplicativo é um dos principais vilões por trás do pouco espaço de armazenamento.

Além disso, é importante escolher apps que não consumam muito da memória. As aplicações que contam com uma jornada de usuário, como os de ensino de idiomas, costumam ter um peso maior quando salvam o progresso no próprio aparelho. Já o app da Babbel, por exemplo, que tem versão para quem quer aprender inglês de graça, mantém o seu aparelho leve, pois armazena tudo na nuvem.

E se mesmo com esses ajustes a memória ainda for pouca, uma boa saída é enviar suas fotos e vídeos para a nuvem. O Android conta com o Google Drive à disposição dos usuários, enquanto os dispositivos iOS têm o Cloud. É possível ainda configurar o aparelho para que todos esses arquivos caiam automaticamente nessas ferramentas para aliviar seu armazenamento interno.

Bateria longe da tomada

O gasto excessivo de bateria também costuma ser uma reclamação frequente entre os usuários, independentemente do modelo do smartphone. Porém, alguns ajustes simples permitem aproveitar ao máximo os recursos do aparelho sem esgotar a carga de energia.

Reduzir o brilho da tela é uma das dicas básicas, já que quanto mais luminosidade, maior o gasto energético. Alguns equipamentos contam ainda com um recurso que diminui o brilho a partir de determinada hora da noite, colaborando também para que o seu sono não seja afetado pelo uso das telas.

Outra forma de economizar bateria, especialmente útil para o momento em que o aparelho está na tomada, é usar o modo avião. Nessa configuração, recursos como conexão 3D, Wi-Fi e Bluetooth são desativadas. Uma vez que o smartphone não precisa procurar por essas redes, ele acaba gastando pouca energia.

Conexão de internet

Uma das maiores vantagens dos smartphones é a possibilidade de conectá-lo a uma rede de internet, seja Wi-Fi ou móvel. Mas se a qualidade de conexão da sua casa não é das melhores, saiba que o problema pode não estar no seu celular.

Acontece que é mais comum trocar de celular do que o roteador de Wi-Fi. Mas, à medida em que a tecnologia evolui, as redes também mudam. Por isso, se o seu aparelho não está conseguindo uma conexão de qualidade, vale conferir se o roteador da internet ainda está funcionando perfeitamente.

Já para a internet móvel, o que pode deixar o acesso a sites ou apps mais lento são as operações de segundo plano. Alguns aplicativos mantêm-se ativos e conectados mesmo quando não estão em uso. Para ter uma conexão melhor, sempre que você precisar de rede para acessar uma plataforma específica, desative as aplicações em segundo plano.

Aproveite o seu smartphone antigo

Com a tecnologia em constante mudança, é comum que de tempos em tempos uma troca de aparelho seja necessária. O que pouca gente sabe é que não é preciso se desfazer dos smartphones antigos, pois é possível dar novas funções a eles.

São várias as possibilidades para utilizar um equipamento antigo. Você pode instalar um aplicativo de controle remoto universal para controlar sua Smart TV ou videogame, manter a câmera ativa como dispositivo de segurança (ideal para usar como babá eletrônica) ou ainda aproveitar o equipamento para ouvir músicas pela casa.

A verdade é que o uso do smartphone continua em uma curva ascendente, com uma dependência ainda maior durante a quarentena. Por isso, é essencial tomar cuidados básicos para aproveitar os recursos do seu smartphone de forma inteligente para manter a vida útil do aparelho sempre em dia.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;