Tecnologia Titulo
Avast alerta para jogos com conteúdo malicioso na Play Store
Da Redação
Do 33Giga
09/07/2020 | 17:48
Compartilhar notícia


Os jogos mobile são uma das fontes de diversão mais acessadas pelos brasileiros. No entanto, é necessário que o usuário esteja atento aos games que instala em seu smartphone. Quem faz o alerta é a Avast, empresa de segurança digital, que descobriu ações maliciosas de adwares presentes em aplicações disponíveis na Google Play Store.

Leia mais: 
Veja como se proteger de links falsos na web
Web lenta? 6 dicas para enfrentar problemas de sobrecarga na internet

Esses agentes maliciosos são conhecidos como HiddenAds (ou propagandas escondidas, em português). A dita “publicidade”, contudo, engana as condições de anúncios do Android, e acaba poluindo o seu smartphone com propagandas e banners indesejados.

Ao todo, a Avast identificou 47 games que são jogáveis, mas apresentam um péssimo desempenho, travando o sistema operacional do aparelho. Isso acontece porque o principal objetivo desses apps não é proporcionar diversão, mas sim instalar diversos adwares e impedir que eles sejam encontrados e removidos – se escondendo em pastas de difícil acesso e continuando a exibir propagandas mesmo após a desinstalação.

Saiba se proteger

Uma forma de evitar esse problema é olhar as reviews e garantir que o app é confiável antes de fazer a instalação. Bons exemplo dessas aplicações são as melhores casas de apostas online do Brasil, que se mostram como maneiras seguras e confiáveis de se divertir no navegador do celular.

Mas se você não abre mão de ter um game mobile instalado no seu dispositivo, é preciso muita atenção. Confia abaixo uma lista com 11 jogos inseguros, que contém HiddenAds:

  • Throw into Space
  • Divide it – Cut e Slice Game
  • Tony Shoot – NEW
  • Assassin Legend
  • Stacking Guys
  • Save Your Boy
  • Assassin Hunter 2020
  • Stealing Run
  • Fly Skater 2020
  • Disc Go
  • Draw Color by Number

Caso você tenha instalado algum desses jogos no seu aparelho, o mais indicado é a desinstalação. Junto com Índia, México, Turquia e Argentina, o Brasil está entre os países que mais sofreram ataques de HiddenAds nos últimos meses (com 21% do número total). Além de irritantes, essas propagandas costumam comprometer o desempenho dos smartphones. De acordo com a Avast, os jogos infectados já contam com mais de 15 milhões de downloads – e continuam no ar mesmo após a denúncia.

Nas lojas de apps, é muito fácil identificar se o game é um Adware, basta ficar de olho nos comentários dos usuários que já baixaram o aplicativo. Geralmente, essa área é cheia de reclamações de desempenho e excesso de propagandas. É importante também sempre ler a descrição das aplicações e reparar se ela é muito genérica, o que levanta desconfiança.

Por que meu smartphone está lento?

Apesar de ser uma função de origem dos celulares, o recurso de realizar ligações está sendo deixado cada vez mais de lado. Diversos aplicativos já permitem a troca de mensagens, transferências bancárias, reprodução de músicas e filmes e, até mesmo, encontrar um novo amor.

Porém, com tamanha variedade à disposição, é comum que os smartphones fiquem cheios de apps que são usados pouquíssimas vezes, mas que ocupam muita memória. Esse comportamento é extremamente prejudicial para o desempenho dos aparelhos, pois os deixa mais lentos.

Hardware, software e configurações do aparelho contam muito, mas, para que o celular tenha seu desempenho melhorado, é preciso que o usuário também o use corretamente. Muitas pessoas reclamam que, quando compraram o celular, ele era mais rápido e não travava, mas não levam em consideração a quantidade de aplicativos que está instalada e o número de vídeos e fotos que ocupam a sua memória.

Para evitar que seu aparelho fique lento, basta seguir algumas dicas básicas. Confira:

1 – Desinstale os aplicativos que você não usa ou não precisa mais.

2 – Mantenha o sistema operacional do aparelho atualizado.

3 – Deixe a sua tela inicial limpa.

4 – Sempre que possível, libere espaço para o armazenamento de novos arquivos.

5 – Diminua as tarefas em segundo plano.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;