Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Marinho apostará nas comparações


Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

09/07/2020 | 00:01


Na semana passada, a coordenação de pré-campanha do ex-prefeito Luiz Marinho (PT) em São Bernardo se reuniu para organizar a estratégia na corrida eleitoral deste ano. A tática principal será a de comparações de gestão, em especial os quatro primeiros anos de governo de Marinho e do atual prefeito Orlando Morando (PSDB). Na visão dos petistas, o primeiro mandato de Marinho, na comparação com a estreia de Morando no Paço, é equivalente à vitória da Alemanha sobre o Brasil em 2014, o famoso 7x1 no Mineirão. Os estrategistas do petismo avaliam até mesmo que um possível privilégio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Marinho nos quatro primeiros anos equivale às ajudas feitas pelo governador João Doria (PSDB) a Morando. Essa linha já deve ser trabalhada nos próximos dias.

Inércia
No mesmo encontro, porém, a roupa suja no petismo também foi lavada. O sentimento de alguns dos integrantes da coordenação da pré-campanha de Luiz Marinho (PT) é o de que o partido pouco tem feito oposição para valer contra o prefeito Orlando Morando (PSDB). As críticas ficam restritas a redes sociais, sem nenhuma ação assertiva. A bancada de vereadores foi bastante criticada pela inércia dentro do Legislativo. É sabido que Morando tem o controle da casa, mas o bloco petista foi acusado de pouco se empenhar para fazer barulho diante de denúncias contra o governo tucano – como fraude na compra de merenda e distribuição de cestas básicas com alimentos vencidos.

Comissão da Covid
O presidente da Câmara de Mauá, Vanderley Cavalcante da Silva, o Neycar (SD), designou vereadores que irão compor comissão de avaliação de receitas e despesas da Prefeitura para o combate à Covid-19. O bloco será formado por Chico do Judô (PSD), Ricardinho da Enfermagem (PTB), Silvaldo Carteiro (PSL), Betinho Dragões (PR) e Bodinho (Patriota).

Faça o que eu digo
Na terça-feira, esta coluna mostrou que o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSDB), estabeleceu decreto com restrições a campanhas eleitorais por parte dos servidores. Ontem, a página da Prefeitura de Ribeirão trouxe fotos de funcionários do Fundo Social e da Secretaria de Saúde distribuindo máscaras para a população, mas trajando equipamentos com a logomarca da administração tucana. Por bem, por mal, a postagem foi retirada.

CPI das Quarteirizações
Com integrantes definidos, a CPI das Quarteirizações na Assembleia Legislativa teve sua primeira reunião virtual ontem, na qual foi estabelecido o calendário de trabalho. Os parlamentares debateram sobre a necessidade de confirmação das denúncias apresentadas – muitas delas anônimas – e também relataram preocupação com o volume de irregularidades em contratos da área da saúde, seja no Estado ou em municípios, diante da pandemia de Covid-19. O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), com domicílio eleitoral em São Caetano, é relator do grupo.

Novo – 1
Indicado para presidir o diretório do partido Novo em São Caetano, Wellington Marques pediu para sair da direção da legenda depois que filiados questionaram sua ida à presidência porque em 2016 ele foi candidato a vereador pelo PRTB – o estatuto da agremiação diz que é necessário haver quarentena política de cinco anos para ocupar cargos diretivos. Mais uma instabilidade para a pré-campanha ao Paço de Mário Bohm.

Novo – 2
Militantes do partido Novo de São Bernardo entraram em contato com a coluna para dizer que o advogado José Luís Gonçalves foi, mas não é mais filiado à legenda. Gonçalves tem sido um dos líderes na defesa do embargo à obra de construção de uma unidade do Grupo Bem Barato em área verde que pertencia à antiga Fiação e Tecelagem Tognato, na região central da cidade. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;