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Artigo: Califórnia baixa regras e bane veículos diesel no estado

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

A medida tende a espalhar-se por todo o país. A Califórnia é pioneira no combate à poluição


Da Redação, com assessoria
Do Garagem360

02/07/2020 | 16:48


Por Vivaldo José Breternitz*

O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, baixou regras e a partir de 2045 não poderão mais ser vendidos caminhões movidos a combustíveis fósseis – sendo mais um passo rumo aos elétricos.

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Com isso, o local passa a ser o primeiro estado americano a baixar regra desse tipo. A Califórnia já havia determinado que a partir de 2029 somente poderão entrar em circulação ônibus elétricos.

A mudança será gradual: em 2035, pelo menos a metade dos veículos vendidos pelos fabricantes de caminhões deverá ser elétrica; a partir do mesmo ano, os veículos que não circulam pelas ruas, como rebocadores e empilhadeiras, também não poderão ter motores diesel. Veículos comerciais de pequeno porte, como vans, devem seguir a regra a partir de 2040.

LEIA MAIS: Filtro de partículas para motores a diesel retém até 90% dos gases poluentes
Na Rota do Dinheiro Sujo: documentário expõe escândalo do ‘diesel limpo’ da Volkswagen

A medida busca combater a poluição do ar: os veículos movidos a diesel são 7% do total na Califórnia, mas são responsáveis por quase 80% da poluição do ar no estado.

A medida tende a espalhar-se por todo o país. A Califórnia é pioneira no combate à poluição, e as regras que fixou no início dos anos 1990 são tidas como responsáveis pelo desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos.

Em 2019, quando o governo Trump revogou medidas do governo Obama que visavam a combater as mudanças climáticas, o estado fixou regras próprias, que foram acatadas por empresas como Ford, Volkswagen, Honda e BMW; esta última acaba de anunciar que pretende abandonar o desenvolvimento de veículos híbridos, concentrando-se nos totalmente elétricos.

Alguns fabricantes tentaram barrar as novas regras, sem maior êxito. Muitos desses já estão produzindo veículos comerciais elétricos; outros estão preparando lançamentos, como Volvo, Daimler e Tesla.

Há também startups entrando no mercado, como a Rivian, que está produzindo cem mil vans elétricas para a Amazon, após receber dessa um investimento da ordem de US? 700 milhões em 2019. Dez mil dessas vans já deverão estar rodando em 2022 e as demais até 2030. A Ford também é acionista da Rivian.

Essas medidas são mais um passo à frente na luta contra a poluição do ar e seu subproduto, as mudanças climáticas.

*Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Carros elétricos vendidos no Brasil

O mercado de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno. Atualmente, poucas marcas oferecem modelos movidos apenas a eletricidade. Em 2019, alguns lançamentos ajudaram a diversificar um pouco as opções disponíveis para o público brasileiro, o que melhorou um pouco do cenário.

Na galeria, confira todos os modelos elétricos que são vendidos de maneira oficial no Brasil. Carros híbridos, por terem também um propulsor a combustão, ficaram de fora da lista.

 



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Artigo: Califórnia baixa regras e bane veículos diesel no estado

A medida tende a espalhar-se por todo o país. A Califórnia é pioneira no combate à poluição

Da Redação, com assessoria
Do Garagem360

02/07/2020 | 16:48


Por Vivaldo José Breternitz*

O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, baixou regras e a partir de 2045 não poderão mais ser vendidos caminhões movidos a combustíveis fósseis – sendo mais um passo rumo aos elétricos.

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A mudança será gradual: em 2035, pelo menos a metade dos veículos vendidos pelos fabricantes de caminhões deverá ser elétrica; a partir do mesmo ano, os veículos que não circulam pelas ruas, como rebocadores e empilhadeiras, também não poderão ter motores diesel. Veículos comerciais de pequeno porte, como vans, devem seguir a regra a partir de 2040.

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Na Rota do Dinheiro Sujo: documentário expõe escândalo do ‘diesel limpo’ da Volkswagen

A medida busca combater a poluição do ar: os veículos movidos a diesel são 7% do total na Califórnia, mas são responsáveis por quase 80% da poluição do ar no estado.

A medida tende a espalhar-se por todo o país. A Califórnia é pioneira no combate à poluição, e as regras que fixou no início dos anos 1990 são tidas como responsáveis pelo desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos.

Em 2019, quando o governo Trump revogou medidas do governo Obama que visavam a combater as mudanças climáticas, o estado fixou regras próprias, que foram acatadas por empresas como Ford, Volkswagen, Honda e BMW; esta última acaba de anunciar que pretende abandonar o desenvolvimento de veículos híbridos, concentrando-se nos totalmente elétricos.

Alguns fabricantes tentaram barrar as novas regras, sem maior êxito. Muitos desses já estão produzindo veículos comerciais elétricos; outros estão preparando lançamentos, como Volvo, Daimler e Tesla.

Há também startups entrando no mercado, como a Rivian, que está produzindo cem mil vans elétricas para a Amazon, após receber dessa um investimento da ordem de US? 700 milhões em 2019. Dez mil dessas vans já deverão estar rodando em 2022 e as demais até 2030. A Ford também é acionista da Rivian.

Essas medidas são mais um passo à frente na luta contra a poluição do ar e seu subproduto, as mudanças climáticas.

*Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Carros elétricos vendidos no Brasil

O mercado de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno. Atualmente, poucas marcas oferecem modelos movidos apenas a eletricidade. Em 2019, alguns lançamentos ajudaram a diversificar um pouco as opções disponíveis para o público brasileiro, o que melhorou um pouco do cenário.

Na galeria, confira todos os modelos elétricos que são vendidos de maneira oficial no Brasil. Carros híbridos, por terem também um propulsor a combustão, ficaram de fora da lista.

 

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