Memória Titulo
Campo de futebol reúne família de São Bernardo

Os Ongaro estão presentes na História de São Bernardo desde pelo menos a década de 1920, conforme assinala o projeto...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Os Ongaro estão presentes na História de São Bernardo desde pelo menos a década de 1920, conforme assinala o projeto 'Passaporto', desenvolvido pela Câmara Municipal. Trata-se de uma família numerosa.

A foto mostra bem isso. Foi batida em 20 de novembro de 1957 no Estádio Almerindo Protti, também conhecido como campo do Esporte Clube Brasil. Transformada em pôster, a fotografia é mantida pela advogada Marli Cestari em seu escritório.

Em 1957, Marli era uma menina. Na foto está ao lado da irmã. O casal Francisco Ongaro completava 60 anos de casamento ao lado de filhos, genros, noras, netos e bisnetos.

Uma segunda fotografia coletiva da família Ongaro data de 18 de março de 2007 numa São Bernardo já bem modificada: em 1957, mesmo que independente, era uma vila; em 2007 - 50 anos depois - transformara-se em metrópole; o campo do Brasil, por exemplo, de há muito havia sido extinto, para dar passagem ao sistema trólebus.

Diadema

Conforme escrevemos, esta exposição sobre a primeira eleição para escolha dos dirigentes políticos de Diadema, há meio século, começa a agradar pela singularidade do convite. O Centro de Memória de Diadema faz escola e deixa uma lição que pode e deve ser seguida por outros centros de Memória.

Diadema 1959-2009. 50 anos: Primeira Eleição Municipal. Local: Centro de Memória. Endereço: Avenida Alda, 255. Telefone: 4043-0700. Fotos e reproduções: Foto Matriz. Visitação: até 28 de novembro. Entrada franca.

São Caetano

61 anos de autonomia. Palestra de Olga Montanari de Mello, líder autonomista. Local: Escola Leandro Klein. Endereço: Bairro Mauá: Estrada das Lágrimas, 1656. Horário: 8h30. Rudge Ramos

Missa, às 19h, na Matriz de São João Batista, em Rudge Ramos, no 18º aniversário de falecimento do padre Fiorente Elena.

O 10º Congresso

Mais um painel programado para 4 de novembro: "Arte e Cultura". Coordenação: Priscila Perazzo; participantes: Herom Vargas, Vilma Lemos e Paula Venâncio, todos do IMES=USCS.

Inscrições abertas para o 10º Congresso de História do Grande ABC: Fundação Pró-Memória de São Caetano. Informações: http://www.fpm.org.br/; 4223-4780.

Sagrada Família

Igreja Matriz Sagrada Família, de São Caetano, iniciou domingo a Festa de Padroeira, que chega à sua décima edição. Durante toda a semana, ao meio-dia, serão mantidas barracas típicas de comida em frente à igreja (praça Cardeal Arcoverde), com shows artísticos. À noite, a Missa da Família, com temas diferenciados. O tema de ontem foi "Gestante, Mãe e Avós"; o tema de hoje será "Pais e Avós". Memória acompanhará a semana, publicando cartazes de todas as festas. Mais informações: www.matrizsagradafamilia.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 20 de outubro de 1979

Manchete - MDB protesta com veemência contra reforma partidária. Tito Costa (prefeito de São Bernardo) propõe mandado de segurança.

Internacional - Assinado o acordo sobre usinas de Itaipu e Corpus.

Editorial - A cidade (Santo André) pega fogo e vereadores tocam a lira.

EM 20 DE OUTUBRO DE...

1904 - Lavínia Rudge Ramos nasce em São Paulo, filha do Dr. Rudge Ramos, delegado de polícia. Casou-se com Lauro Gomes, prefeito de São Bernardo e de Santo André e deputado federal.

1954 - Inaugurada a COOP, com o nome de Cooperativa da Rhodia: um grande armazém no velho depósito da Antarctica ao lado do Cine Tangará, em Santo André.

1959 - Câmara Municipal de São Caetano aprova a criação do Museu Municipal. É a quinta cidade do Estado a interessar-se pela criação de um museu, depois de Atibaia, Ribeirão Preto, Mirassol e Campinas.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Aniversariantes do dia: Itápolis, Nova Guataporanga, Ribeira e Tarumã.

HOJE

Dia do Arquivista, Dia do Poeta, Dia Nacional da Poesia, Dia Internacional do Controlador do Tráfego Aéreo e Dia Mundial de Combate à Osteoporose e Dia do Securitário.

SANTOS DO DIA

Artêmio, Maria Bertila Boscardin, Contardo Ferrini, Iria ou Irene, Laura e Raymond Herman.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;