Memória Titulo
O Grande ABC começa a aparecer na mídia

Nem todas as indústrias do nascente parque industrial moderno do Grande ABC especificavam em sua publicidade a cidade...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Nem todas as indústrias do nascente parque industrial moderno do Grande ABC especificavam em sua publicidade a cidade em que estavam instaladas. Mas é na década de 1950 que as indústrias principais começam a se valer de escritórios de publicidade para uma comunicação mais dinâmica. Os exemplos de hoje são interessantes.

Separamos quatro anúncios inseridos no número de 10 de janeiro de 1958 de Visão (revista semanal). A maioria dos anúncios ainda era em preto-e-branco. Mas a apresentação mostra um novo avanço no que hoje chamamos de mídia.

O anúncio da Kowarick, fabricante de casimiras de Santo André fundado na última década do século 19, leva a assinatura da J. Walter Thompson Co; CIN (Companhia de Incremento de Negócios), assina o anúncio da Mercedes-Benz; da Resana, de São Bernardo, a empresa publicitária é a Eclética; e da Brasilit, a Jotavê.

Um bom exercício da Memória seria acompanhar a evolução da publicidade entre nós. E as fontes são muitas: basta consultar coleções de jornais como o Diário e revistas até chegar aos tempos modernos da internet.

10º Congresso

O professor Luiz Roberto Alves, da Universidade Metodista, proferirá a conferência de abertura do último dia do 10º Congresso de História do Grande ABC, em 6 de novembro, no campus 1 da USCS (Universidade de São Caetano do Sul). Tema: Grande ABC, culturas que excedem o lugar culturalizado.

A segunda conferência do dia será feita por Priscila Perazzo (USCS): Narrativas de ex-combatentes do ABC, a guerra esquecida nas imagens dos pracinhas.

O 10º Congresso de História do Grande ABC será realizado de 3 a 6 de novembro em São Caetano. As inscrições estão abertas. São gratuitas. Informações na Fundação Pró-Memória, responsável pelo Congresso. Ou pelo site www.fpm.org.br/; 4223-4780.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 28 de outubro de 1979

TRABALHO - Sindicalismo no Grande ABC, quarta reportagem da série. Jornalista Cloves Geraldo mostra o acervo do sindicalista Miguel Guillen, um dos históricos do Grande ABC.

IGREJA - Dom Jorge Marcos de Oliveira, 25 anos de Grande ABC (2ª parte de entrevista gravada concedida a Ademir Medici).

FRASES - Dom Jorge ao Diário

"Era necessário se conhecer muito claramente os direitos e deveres que todos nós temos."

"Até mesmo o grupo de extrema esquerda não queria ensanguentar o País."

"Anistia é um momento em que a gente acha que realmente houve razões para aquelas atitudes."

EM 29 DE OUTUBRO DE...

1929 - Bolsa de Valores de Nova York entra em colapso com a venda de mais de 16 milhões de ações. A data fica conhecida como a ‘terça-feira negra'. É o início do chamado crash de 1929.

1934 - Constituída a Cooperativa de Móveis São Bernardo, depois de uma greve geral dos trabalhadores na indústria moveleira de São Bernardo.

1939 - Aviador-instrutor Natalino Carifi, de Santo André, ganha medalha de prata em prova oficial, pilotando o avião Monis 7, prefixo PP-TBV.

1939 - Jazz-band de Vicente Galafassi promove audição na sede do Palestra de São Bernardo, à Rua Marechal Deodoro.

1944 - Quirino Motta Júnior, de Santo André, nomeado prefeito de Presidente Wenceslau.

1954 - Fundado o Clube Atlético Pirelli, em Santo André.

1959 - Publicado o primeiro número de Asterix e Obelix, personagens de histórias em quadrinhos criadas na França por Albert Uderzo e René Goscinny.

1979 - Metalúrgicos de São Paulo e Guarulhos entram em greve.

HOJE

Dia Nacional do Livro, Dia da Abolição da Escravidão dos Índios no Brasil, Dia da Universidade Católica, Dia da Turquia e Dia Mundial de Combate a Psoríase (doença inflamatória da pele).

SANTOS DO DIA

Abraão de Rostov, Cenóbio, Colmano, Feliciano, Maximiliano, Narciso de Jerusalém (bispo) e Petrônio.

Petrônio foi o oitavo bispo de Bolonha entre 431 e 450. Foi ele quem reconstruiu a cidade de Bolonha, devastada por Teodósio I e pelas incursões dos bárbaros. A ele é dedicada uma grande basílica especialmente erigida em Bolonha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;