Política Titulo Ribeirão Pires
Kiko busca aval para calote ao Imprerp até o fim do ano

Projeto foi encaminhado para Câmara para suspender recolhimento patronal à Previdência

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
10/06/2020 | 23:30
Compartilhar notícia


Prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSDB) busca receber aval da Câmara para deixar de pagar valores referentes patronais para manter a Previdência municipal até o fim do ano. Na avaliação do sindicato do funcionalismo, o rombo pode atingir a marca de R$ 20 milhões.

Em projeto encaminhado ao Legislativo, a gestão Kiko discorre que quer deixar de recolher os valores que são repassados ao Imprerp (Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires), autarquia que cuida de aposentadoria e pensão dos servidores públicos. O Paço alega que, devido à pandemia do novo coronavírus, o repasse poderia prejudicar a saúde financeira do município.

“O objetivo deste projeto de lei é a suspensão do recolhimento da contribuição previdenciária patronal, com vencimento entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2020, devida pelo município de Ribeirão Pires ao Imprerp, garantindo, assim, a saúde financeira do município enquanto trabalharmos para manter nossa população saudável”, diz a propositura do Executivo.

O projeto deverá ser apreciado pelos vereadores na semana que vem, já que, devido decreto estadual, hoje e amanhã serão pontos facultativos e não haverá atividade parlamentar.

Segundo a presidente do Sineduc (Sindicato dos Trabalhadores da Educação) de Ribeirão Pires, Perla de Freitas, a falta e repasse poderá causar instabilidade na manutenção do instituto, fato que trará dificuldades para o pagamento de benefícios aos servidores.

“É uma atuação repugnante do prefeito Kiko. Ele está se aproveitando da pandemia para tentar dar calote no Imprerp. Ele alega que o dinheiro poderia ser utilizado no combate ao coronavírus, mas ele já deixou de pagar algumas parcelas no ano passado, antes mesmo da pandemia”, declarou Perla. Ainda conforme a líder sindical, o Executivo deixou de repassar R$ 9,3 milhões durante os meses de março, abril e maio de 2019 e entre julho e dezembro de 2019. “Em janeiro e fevereiro de 2020, Kiko também não repassou o montante.”

Procurada, a Prefeitura de Ribeirão Pires não se pronunciou sobre o caso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;