Nacional Titulo
ONU quer reforçar direitos humanos no Brasil
Das Agências
06/06/2001 | 16:48
Compartilhar notícia


Uma missão do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos realiza um estudo no Brasil até o dia 19 de junho, para avaliar as necessidades das autoridades nesse campo, indicou nesta quarta-feira um comunicado do organismo internacional em Genebra.

A missão que desembarcou em Brasília nesta segunda-feira, visitará São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, cidades onde tratará com representantes do governo, autoridades e civis.

A missão segue um memorando de março de 2000, assinado entre a Alta Comissária, Mary Robinson, e o governo do Brasil. O objetivo é reforçar as capacidades existentes, nos planos federal e local, para garantir uma melhor proteção aos direitos humanos.

Num relatório recente sobre a tortura, um Comitê da ONU sublinha "a disposição política" das autoridades dirigidas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em combater a tortura e seu insistente desejo de cooperar com os órgãos da ONU.

Relatórios elaborados por ONGs dão conta de que persistem as violações de direitos básicos, especialmente os dos meninos de rua, e as graves condições nas penitenciárias em certas cidades.

O governo do Brasil iniciou em abril uma campanha nacional contra a tortura nas cadeias e reformatórios de menores, em resposta as conclusões do relator especial da ONU, Nigel Rodley, de setembro do ano passado, após a visita de uma missão às penitenciárias de cinco Estados do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;