Tecnologia Titulo
Golpe virtual oferece barris grátis da Heineken, em apps de mensagem
Beatriz Ceschim
Do 33Giga
02/06/2020 | 18:18
Compartilhar notícia


Uma nova fraude cibernética começou a ser veiculada em aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Telegram. O golpe oferece barris grátis de Heineken, para quem cumprir um questionário e compartilhar em sua rede social. A ESET, empresa de detecção proativa de ameaças, alerta sobre a prática maliciosa e traz dicas de como não ser vítima desse tipo de ameaça.

Leia mais:
Confira as tendências em cibersegurança para 2020
Segurança: 11 dicas para evitar golpes virtuais durante a pandemia

Ao abrir o link, as vítimas precisam completar etapas antes de poder coletar seu prêmio. A primeira parte é um breve questionário, em que uma das perguntas pede a confirmação da faixa etária do participante, para saber se é maior de idade. Entretanto, independentemente da resposta, o processo continua. Ao finalizar as questões, o site mostra que está analisando os resultados, para dar mais credibilidade à campanha.

Por fim, o usuário precisa compartilhar a oferta com pelo menos 10 contatos, no seu aplicativo de mensagem. Após encaminhar o link, ao tentar clicar no botão de finalizar, o internauta é enviado para diversos sites, como páginas para download e sites de propagandas.

As pessoas começaram a se questionar sobre a campanha e foram verificar com a própria Heineken Brasil sobre sua veracidade. Num tweet, a marca informou que a prática era falsa.

Reprodução
Tweet da Heineken Brasil afirmando que a ação é maliciosa

Além do golpe dos barris grátis da Heineken, confira algumas dicas de segurança, separadas pela ESET, para evitar esse estilo de ameaça.

Busque informações sobre a oferta: antes de clicar em uma promoção, é importante saber exatamente sobre o que se trata e se é verdadeira. Assim, você consegue evitar que roubem seus dados ou danifiquem seu aparelho, por meio de ações maliciosas sejam bem-sucedidas;

Desconfie: quando você ver ofertas de algo muito urgente, com um preço muito baixo ou de graça, desconfie. É preciso lembrar que criminosos criam seus golpes sempre com algo urgente, como uma passagem aérea muito barata se você comprá-la “até amanhã” ou um prêmio que precisa ser resgatado ou irá expirar. Essa prática é usada nas fraudes, porque muitas vezes as páginas com conteúdo malicioso costumam ser derrubadas rapidamente.

Proteja seus dispositivos: algumas fraudes possuem conteúdo malicioso oculto em sua estrutura. Esses materiais podem funcionar sem que o usuário saiba, prejudicando seu aparelho. Para evitar isso, tenha softwares de segurança como antivírus instalados em todos os seus dispositivos. Dessa forma, você estará protegido para navegar pela internet.

Não deixe que saibam sobre você: além de softwares antivírus, você pode usar complementos de segurança que evitam que qualquer script, seja executado enquanto você navega. Um deles é o NoScript, uma extensão de browser que avisa o usuário sobre os conteúdos que estão tentando rodar num site e os bloqueia.

Não propague desinformação: se você receber promoções e link como esses, não os repasse. Mesmo que alguém de sua confiança tenha te enviado, você precisa verificar se a oferta é real. Porque essa pessoa pode ter sido vítima de um golpe.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, conheça alguns hackers famosos por suas façanhas:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;