Memória Titulo Coluna
Na Agenda da Memória 2020, junho...

‘Dias de Lazer’ é o título principal eleito pela Fundação Pró-Memória de São Caetano para a sua agenda deste ano. Já falamos disso em janeiro, fevereiro, março, abril, maio... Para este mês de junho, a publicação fala em festas juninas. E logo chegaremos a julho...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/06/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A temática da agenda 2020 da Fundação Pró-Memória de São Caetano, ao focalizar o entretenimento, sugere sempre atividades atuais ligadas aos festejos de antigamente. Uma pena que o novo coronavírus impeça a nova versão das quermesses, tão marcantes nas nossas cidades.

Enfim, Memória relembra o belo texto da Agenda Pró-Memória sobre junho: 

- Balões e fogos de artifício coloriam os céus da cidade em tempos passados, assim como ruas e terrenos ficavam todos enfeitados com bandeirolas e mastros de bambu com as imagens de santos.

- As festas juninas começavam no dia de Santo Antonio (13 de junho) e seguiam até o dia 7 de agosto, dia de São Caetano.</CW>

- Grandes fogueiras e animadas quadrilhas também faziam parte das celebrações.

- Antes realizadas pelas paróquias, posteriormente as festas juninas passaram a ser organizadas pelos clubes.

- Hoje escolas e algumas igrejas ainda promovem quermesses nos meses de junho e julho.

DATAS HISTÓRICAS

Dia 1º – Oitenta e sete anos da fundação do Atlético Corinthians FC (1933).

Doze anos da inauguração da Unidade Básica de Saúde Dr. Angelo Antenor Zambom (2008).

Newseller há 55 anos...

Domingo, 30 de maio de 1965 – ano 8, nº 369

Manchete – >Apae de Santo André concede o título de sócio benemérito ao prefeito Fiorante Zampol

Em 1 de junho de... 

1915 – Parte de Santos o vapor Principessa Mafalda, com 200 voluntários italianos residentes em São Paulo para combater na Europa. É o segundo navio com destino à guerra que sai do Brasil.

1930 – Prefeitura planeja urbanizar o Vale do Carapetuba, em Santo André, com a construção de uma avenida com duas pistas ao longo do canal até a Rua Campos Sales, no Centro. Em terreno particular seria construído o prédio do 2º Grupo escolar e uma praça esportiva.

Nota – Eram os primeiros passos para a abertura da Avenida Ramiro Colleoni, obra de fato realizada 40 anos depois. Idem do 2º Grupo escolar, localizado entre a Vila Bastos e o Jardim Bela Vista.

1975 – Álvaro Nosé, secretário de Serviços Urbanos, vai a Curitiba em busca de sugestões para bulevar em Santo André.

Dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo diocesano de Santo André, estimula embarques de peregrinos para as indulgências do ano santo em Roma.

Hoje 

- Dia Mundial da Imprensa

Santos do dia 

- João Batista Scalabrini

- Herculano de Piegaro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;