Economia Titulo Sem mudança
Assembleia barra emenda sobre lockdown no Estado

No primeiro teste, proposta de autoria de deputado petista foi rejeitada em comissões internas

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/05/2020 | 02:28
Compartilhar notícia
Carol Jacob/Alesp


A Assembleia Legislativa barrou na origem emenda que tratava sobre a implantação de lockdown no Estado. No primeiro teste, a proposta, de autoria do deputado Paulo Fiorilo (PT), foi rejeitada nas comissões internas da casa, antes da possibilidade de entrar para apreciação em plenário.

O item, se tivesse avançado, seria incorporado ao projeto do governo João Doria (PSDB) em torno da antecipação do feriado de 9 de julho para segunda-feira, como tentativa de aumentar as taxas de isolamento físico em São Paulo e frear os índices de contágio de Covid-19. O lockdown é termo em inglês para referir-se a confinamento total, espécie de bloqueio, para forçar o distanciamento.

O teor da emenda provocou polêmica ontem nas redes sociais. Isso porque o texto foi publicado com atraso no Diário Oficial – embora já tivesse sido reprovado de antemão – e mensagens disparadas, principalmente em grupos de WhatsApp, atrelavam erroneamente a proposta a decreto de Doria. A ideia do petista abrangia sobre a instituição de lockdown entre 1º e 15 de junho, com a proibição de circulação de pessoas e veículos no período. A repercussão foi tamanha que o próprio governo utilizou os seus canais oficiais para desmentir o conteúdo. “É falso que o governo decretou lockdown”, diz trecho da publicação. O que está em vigência continua sendo a quarentena, até o dia 31 de maio.

Com domicílio eleitoral em São Bernardo, o deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) pontuou que a emenda do correligionário foi ação isolada. “Não teve assinatura de nenhum colega. Estamos sugerindo dez propostas pela bancada, mas nada referente a lockdown, que é decisão do Executivo. De qualquer forma, tenho certeza que o governador vai implantar isolamento total. Ele irá acabar radicalizando, tendo em vista o alto índice de mortes. Se essa for a única alternativa, que se faça. Particularmente não defendo, e sim plano completo de enfrentamento à pandemia.”

Em coletiva de imprensa, Doria despistou sobre o assunto. Segundo ele, é cedo para falar a respeito da eventual medida. “Estamos no segundo dia (de feriadão). Houve melhora (no isolamento – na Capital de 49% para 51%), podemos melhorar ainda mais. Não fugindo da questão, vamos aguardar até o resultado da segunda-feira para avaliar os próximos passos.”

O deputado Márcio da Farmácia (Podemos), com base em Diadema, ponderou que ampliar a severidade das medidas restritivas “só vai acontecer se piorar a situação”. “Apenas deve ser decretado em caso de o cenário ficar mais alarmante. Caso contrário, não vejo esse procedimento adotado. Considero que o Estado vem tomando medidas para se evitar, ao máximo, o lockdown.”

Thiago Auricchio (PL), de reduto em São Caetano, alegou que medida é ação mais dura e sua adoção vai depender da adesão ao isolamento. “Acredito no bom-senso e que vamos conseguir aumentar o índice de pessoas em casa para que não seja necessário (lockdown).”


Debate sobre feriado dura mais de 8 horas

A Assembleia Legislativa discutiu entre ontem e a madrugada de hoje, por mais de oito horas, a antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado no dia 9 de julho, para segunda-feira, com objetivo de forçar o isolamento físico diante da pandemia do novo coronavírus. Até o fechamento desta edição, à 1h10, a votação não havia acontecido.

O embate principal ficou sobre a possibilidade de emenda de folgas dar estímulo a viagens no Estado. Parlamentares com reduto eleitoral no Litoral paulista reclamaram que a antecipação de feriado poderia gerar visita em larga escala aos municípios litorâneos e, assim, disseminar a Covid-19.

Outra discussão ficou entre deputados bolsonaristas contra parlamentares ligados ao governo de João Doria (PSDB). A maior parte da bancada do PSL, antigo partido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), criticou a medida da administração tucana.

A maioria dos parlamentares do Grande ABC acompanhou a aprovação da proposta de adiantar o feriado, incluindo a bancada do PT. O transcorrer do debate apenas foi encerrado diante de protocolo do líder do governo, Carlão Pignatari (PSDB), que, passado o limite de expediente no plenário virtual, usou mecanismo do regimento e pediu encaminhamento da matéria para votação. A solicitação teve apoio das lideranças partidárias.

Líder do PSDB na Assembleia, Carla Morando, com domicílio em São Bernardo, frisou que a medida se fez necessária diante da diminuição da taxa de isolamento. “Não é achismo. É uma nova tentativa (de aumentar o distanciamento), que se mostrou em outros feriados. Acho oportuna. Tudo o que for feito para redução do contágio é válido.” Luiz Fernando Teixeira (PT) ponderou que o projeto é falho por não prever estratégias, apesar do apoio pela ampliação do confinamento. <TL>FM 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;