Cultura & Lazer Titulo
Sepultura lança álbum Dante XXI
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
18/07/2006 | 07:51
Compartilhar notícia


À época da gravação, Dante XXI era anunciado como um CD que praticamente selaria uma nova fase do Sepultura, consolidada com Derrick Green nos vocais e a retomada das famosas turnês internacionais. Não foi bem assim. O baterista Iggor Cavalera saiu da banda e o disco que chega agora às lojas é o último legado dessa formação.

O lançamento oficial do álbum ocorre nesta terça-feira, às 19h, na Fnac Pinheiros, em São Paulo, com sessão de autógrafos e bate-papo. Será o primeiro encontro do novo integrante, Jean Dolabella, com os fãs.

Em agosto de 2005, durante a pré-produção de Dante XXI, a banda recebeu o Diário no estúdio High Five, em São Paulo. Na ocasião, Andreas Kisser adiantou alguns detalhes do disco, inspirado no livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

O guitarrista recordou que, no começo da obra, Dante está perdido em uma floresta e, de repente, enxerga uma luz numa montanha. Disposto a alcançá-la, segue sua jornada. Mas surgem três feras em seu caminho: o leão, o leopardo e a loba. Na leitura da banda, os animais representam Reino Unido, Estados Unidos e Organização das Nações Unidas (ONU). “Eles formam essa tríplice aliança que impede, talvez o mundo inteiro, de progredir de uma forma mais saudável”.

O disco, ainda de acordo com Kisser, ficaria num meio termo entre o cru Roorback, e o elaborado Nation. A banda colocou alguns arranjos de cordas no meio, tudo para dar um certo “ar medieval”.

Como no livro, o disco está dividido em três partes, inferno, purgatório e paraíso. O título do CD é uma referência direta à atualidade, ao século XXI, pois apesar da inspiração literária, o Sepultura quer falar sobre as agruras de nosso tempo.

Tudo isso já pode ser conferido no próprio disco, à venda na loja e no site da banda. No caso do encontro de hoje, apenas os 100 primeiros fãs que adquirirem o álbum poderão pegar as senhas duas horas antes do evento para participar.

Depois disso, a única oportunidade de ver o Sepultura em São Paulo será em 14 de outubro, no Live’n’Louder Rock Fest, no Arena Skol. Os ingressos já estão à venda, com preços promocionais de R$ 120 (pista) e R$ 200 (vip). Estudantes pagam meia entrada e quem comprar os bilhetes este mês ainda pode parcelar o pagamento em três vezes (informações pelo telefone 2163-2000).

Cavalera – Com a nova formação, o Sepultura perde o último membro da família Cavalera (em 1996, foi o vocalista Max quem abandonou o grupo). Iggor, que participou de todo o disco – das composições à gravação – já não acompanhava os colegas nas turnês desde meados de 2005. Em seu lugar, ia Roy Mayorga. No início do ano, com o nascimento de seu filho, Iggor “deu um tempo”, mas jurava não ter intenção de sair.

Em junho, assinou o comunicado oficial no qual revelou ser mais antigo ainda seu descontentamento: “Desde a minha última turnê na Europa em dezembro de 2004, percebi que as minhas idéias já não batiam com as do resto da banda”.

O Sepultura já tinha outro projeto em andamento: o lançamento do DVD duplo que reconta a história da banda desde a entrada de Derrick. O pacote ainda teria um show com participação de Jairo Guedz, guitarrista da primeira formação, e de João Gordo. Seria uma espécie de despedida do grupo? Talvez nem os integrantes saibam responder.

Nesta quarta-feira, a banda embarca para Portugal, onde fará shows. Mas é bom lembrar que Kisser tem vida própria como artista solo: há um disco seu em andamento e ele é produtor de bandas. E o baixista Paulo Xisto fundou o selo Krako, pelo qual sai justamente o Dante XXI do Sepultura.

Sepultura – Lançamento do disco Dante XXI, com sessão de autógrafos e bate-papo. Nesta terça-feira, às 19h. Na Fnac Pinheiros - av. Pedroso de Moraes, 858. Tel.: 4501-3000. Site da banda: www.sepultura.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;