Setecidades Titulo
Bilings 75 anos: treze horas de vigília e limpeza
Silvano Mendes
Da Redaçao
26/03/2000 | 19:58
Compartilhar notícia


A Represa Billings completa nesta segunda 75 anos. E, para comemorar a data, ambientalistas do Grande ABC promoveram neste domingo uma manisfestaçao com 13 horas de duraçao. A vigília, intitulada Lutar, Preservar e Viver, começou à 0h e foi encerrado às 13h deste domingo. Várias pessoas realizaram a coleta de lixo nas margens da represa.

Além das Ongs ecológicas, o evento contou com a presença do senador Eduardo Suplicy (PT); o presidente nacional da CUT (Central Unica dos Trabalhadores), Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho; o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva; e o presidente do sindicato dos metalúrgicos, Luiz Marinho. O PT estava apoiando a açao do ambientalistas (leia reportagem no caderno Política).

Mais de 20 nadadores se reuniram para fazer a travessia da represa na prainha do Riacho Grande, em Sao Bernardo. Segundo o nadador Agnaldo Arsuffi, da ONG (Organizaçao Nao Governamental) SOS Billings, o percurso tem cerca de 800 m. Apesar do frio, Vicentinho fez a travessia de madrugada, e o senador Suplicy nadou na represa logo pela manha.

De acordo com Nilo Battistini, um dos organizadores da vigília, o ato deste ano é muito importante. "Vamos aproveitar a data para cobrar as medidas propostas pelo plano emergencial que foi formulado há 18 meses, e que até agora nao foi cumprido". O plano visa a preservaçao de toda a área dos arredores da represa.

A vigília sempre existiu. No entanto, passou por um período de esquecimento. "Já houve vezes de reunirmos apenas três ou quatro pessoas e ficarmos aqui a noite inteira", disse Battistini. "Desde 1992 contamos com o apoio da Escola Atlantis de Nataçao, de Sao Bernardo, o que revigorou a manifestaçao."

O evento contou também com a participaçao de grupos de teatro e capoeira da regiao. Segundo a assessoria de imprensa do PT, a manifestaçao reuniu cerca de 150 pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;