Cultura & Lazer Titulo
De olho em Milão
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
03/04/2006 | 08:53
Compartilhar notícia


Você planeja renovar o mobiliário de sua casa, ampliar a sala ou reformar a cozinha? Aguarde, pelo menos até o dia 10 deste mês, pois até lá muitas idéias podem surgir em Milão, na Itália, onde a partir de quarta-feira (5) começa o Saloni 2006, 45º Salão Internacional do Móvel, evento que reúne tudo sobre mobiliário, acessórios decorativos, cozinha, banheiro e escritório. Tudo, enfim, sobre o design criativo dentro de um lar.

O Diário trará uma cobertura exclusiva do evento que expõe as tendências do design vindas da indústria italiana e européia e que discutirá o mobiliário em workshops, congressos e palestras. A designer e decoradora de interiores Maximira Duragan, de Santo André, faz parte de um grupo de designers do Grande ABC que embarca nesta segunda-feira para o Saloni. De lá, Maximira enviará material especial para o caderno Cultura&Lazer, para a coluna Em Foco e para o suplemento Dia-a-Dia.

O Saloni deste ano tem dois slogans principais: "A mudança começou" e "A nova casa está pronta". É por esta "nova casa" e pelas mudanças ofertadas pelo design europeu que Maximira e companhia iniciarão a busca. Por enquanto, o Saloni não divulgou nada, mantendo os interessados em suspense. Até o local dos estandes das exposições é novo. O complexo Fieramilano, desenvolvido pelo arquiteto Massimiliano Fuksas, localiza-se na entrada da cidade, com expressivos 222 mil m² de área expositiva total que deve receber, segundo os organizadores, cerca de 200 mil visitantes.

De 5 a 10 deste mês, o Fieramilano estará ocupado pelo Salão Internacional do Móvel, pela Mostra Internacional de Mobília e Acessórios, pelas bienais Eimu (exclusiva para escritórios, bancos, empresas etc.), Eurocucina (mobiliário e acessórios de cozinha) e Euroluce (iluminação). Isso tudo sem contar a novidade deste ano: a Mostra Internacional de Banheiros, que também terá periodicidade bienal. Há, ainda, o SaloneSatellite, onde serão expostas as peças mais inspiradas, de caráter artístico, organizadas sob a forma de instalações e assinadas por jovens designers e alunos de escolas internacionais de design. Do Brasil, os irmãos designers Campana, Fernando e Humberto, mostrarão suas cobiçadas peças.

Entre tantas novidades previstas, o Salão terá móveis nos quais o material e a tecnologia usada, junto com o estilo, devem ditar tendência. "É a quarta vez que visito a mostra. Ela significa tudo o que de melhor existe no mundo do design. Todo o mundo estará focado nas tendências do mobiliário. De lá, terei dados para trabalhar o ano todo", afirma Maximira.

Expectativas – Algumas das expectativas mais fortes da designer dizem respeito aos acabamentos para cozinha e home theater, bem como ao mobiliário voltado para estes cômodos. "A cozinha hoje é muito mais valorizada do que antigamente, tem equipamentos com tecnologia bem desenvolvida e móveis exclusivos para organização de espaço, para guardar pratos, xícaras, talheres, ao contrário das gavetas e prateleiras de antes. E hoje o aconchego do lar está no home theater, que ocupou o lugar das salas de TV, que eram bem menores, e fez o living encolher. E deve ter muita novidade em sofás, como alguns que aumentam de altura por meio de controle remoto", diz Maximira.

La Fura – Na véspera da abertura do Saloni 2006, dia 4, haverá, em grande estilo, a inauguração de um dos eventos paralelos. Um espetáculo da companhia teatral espanhola La Fura dels Baus abre o projeto intitulado Il Diavolo del Focolare, algo como "o demônio do coração do lar". É um título intencionalmente provocativo, por meio do qual os organizadores pretendem criar relações entre a proposta de "novo lar" do Saloni e a "nova mulher" contemporânea. Depois do espetáculo da instigante trupe espanhola, começa no dia 5 uma mostra de artistas da Europa, Japão e Estados Unidos que tentam traduzir o tema "o lar como o reino da nova mulher". Exceto a apresentação do Fura del Bals no Fieramilano, o restante da programação paralela acontece na Triennale até dia 30 de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;