Memória Titulo
Álbuns familiares. E o exemplo das famílias Herrera e Lotto

Falamos, semana passada, do falecimento de Josefina Lopes Lotto, paulistana de nascimento, andreense por adoção da sua família

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Falamos, semana passada, do falecimento de Josefina Lopes Lotto, paulistana de nascimento, andreense por adoção da sua família. O pai, Luiz Lopes Herrera, que fez carreira no Moinho Fanucchi; ela, secretária executiva da Rhodia; o marido, Arthur Lotto, também executivo, inclusive ex-diretor deste Diário, que se destaca como um memorialista legítimo, sistematizando imagens como as que publicamos hoje, que são familiares, mas que também se constituem em subsídios importantes para a memória local.

Todos organizam álbuns familiares. Nesta era digital é até mais fácil fotografar. Mas é importante que, além das fotos batidas, as imagens sejam impressas, datadas, catalogadas e identificadas.

Josefina Lopes Lotto partiu, mas graças ao marido Arthur e ao filho Carlos esta página Memória tem o privilégio de oferecer aos caros leitores mais um pouco das famílias Herrera e Lotto. Obrigado a todos.

Trabalhadores
Nascem em 16 de julho:
1890 - Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota nasce em Bom Jesus do Amparo (MG), na fazenda Quinta do Lago. Um dos idealizadores e fundadores da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Durante 20 anos foi cardeal-arcebispo de São Paulo. Criou as Rádios Nove de Julho e Aparecida e o semanário O São Paulo.

1911 - Alexandre Bogos. Natural de Csakar, Hungria. Sócio nº 1712 do Sindicato dos Químicos do ABC. Operário da Quimbrasil. Residência: Rua Indianópolis, 4.

1920 - Carmo Manoel Pacheco. Natural de Parati (RJ). Operário da Atlantis. Residência: Rua Boa Vista, 6.
Fonte: 1º livro geral de registros de associados do Sindicato dos Químicos do ABC

Philadelpho Brás e os Químicos
Ao inaugurar hoje a sua subsede própria de São Bernardo, o Sindicato dos Químicos do ABC homenageia o sindicalista Philadelpho Brás (1926-2009), que era metalúrgico, mas que colaborou sempre com todas as categorias de trabalhadores. Além do que, Philadelpho foi nosso consultor na elaboração do livro sobre os 70 anos do Sindicato dos Químicos (1938-2008).

A solenidade de inauguração da subsede em São Bernardo começará às 18h. Endereço: Rua das Tulipas, 48, Jardim Maria Cecília, perto do Pronto-Socorro Municipal.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 16 de julho de 1980

Manchete - Planalto justifica lei dos estrangeiros e denuncia ameaça de imigração em massa

Editorial - Estatuto dos Estrangeiros açula o debate

Rio Grande da Serra - Cidade possui uma única agência bancária, a do Banco Mercantil de São Paulo; filas são constantes.

São Bernardo - Decreto municipal beneficia favelados do Jardim Petroni

Moda (da coluna ‘S', de Chiquinho Palmério) - Fani Fanani desfilava com graciosa minissaia noite dessas, no aniversário de José Carlos Romano. Aderiu com muito charme à moda que volta.

Polícia - Dois menores estrangulados na cela em Ribeirão Pires.

EM 16 DE JULHO DE...
1940 - Loteadores de Santo André reivindicam a adoção de uma política municipal que facilite a construção de casas populares na cidade: Camilo Peduti (loteador de Camilópolis), Cincinato Reichert (Vila Metalúrgica), Baldino de Siqueira (Vila Helena), C. O. W. Klaussner (Valparaíso), J. Dalla Monica (Vila Gilda) e Mario Guindani (Utinga).

1970 - Encerra-se o I Simpósio Militar, no auditório do Centro Cívico de Santo André.

MUNICÍPIO PAULISTA
Jaboticabal. Criado em 1867, quando se separa de Araraquara. Comemora o aniversário em 16 de julho, dia da sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo.

HOJE
Dia do Comerciante.

SANTOS DO DIA
Nossa Senhora do Carmo ou do Monte Carmelo, Hilarino, Maria Madalena Postel e Vitalino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;