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Rhodia amplia produção de plásticos de engenharia
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
27/03/2010 | 07:00
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A Rhodia está investindo, neste ano, R$ 2,5 milhões para ampliar em 15% a capacidade produtiva de sua fábrica de São Bernardo. A unidade fabril produz plástico de engenharia, matéria-prima destinada, sobretudo, à produção de autopeças em plástico.

Segundo o diretor da Rhodia Plásticos de Engenharia e Polímeros América Latina, Marcos Curti, a perspectiva é obter faturamento adicional de R$ 20 milhões, em função da expansão da produção.

A intenção é aproveitar o aquecimento do mercado automotivo neste ano e também o potencial de substituição de componentes hoje feitos em metal.

A fábrica, que emprega 150 pessoas, produz itens técnicos que oferecem, por exemplo, alta resistência ao calor, com redução de peso, o que colabora para melhorar o rendimento do carro e diminuir a emissão de poluentes.

Curti prevê que a indústria automobilística crescerá 10% neste ano e que a oferta de carros compactos sofisticados também aumentará. Um exemplo desse segmento é o novo Citroen C3 Solaris, que vem com teto solar - em metal esse item teria mais de 100 kg e, com a conversão para o plástico, pesa 30% menos.

O potencial de mercado é grande. O executivo cita que, enquanto no Brasil o plástico de engenharia corresponde a 10 a 12 kg do peso do carro, na Alemanha, vai a 20 kg, ou seja, o dobro.

NO EXTERIOR - Além de aproveitar os bons ventos do mercado local, a companhia também aposta no crescimento das exportações neste ano - que respondem por parcela importante (30%) do faturamento dessa divisão.

A empresa quer aumentar a participação em vendas na Argentina e do México, que atualmente gira em cerca de 15% nesses dois mercados.

Para isso, acaba de criar uma área comercial e de marketing na capital mexicana, dedicada a atender os clientes locais e buscar novas aplicações para os plásticos de engenharia.

APLICAÇÕES - Entre as recentes inovações da Rhodia nessa área uma delas é um plástico criado para aplicação em bicos de injeção eletrônica de combustível dos carros. Substitui o aço no revestimento exterior, reduz em 30% o peso da peça, permitindo ganhos ambientais. Diminui em 18% a emissão de hidrocarbonetos, segundo a empresa.




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