Setecidades Titulo
Ambulatório combate a desnutrição em SBC
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
10/05/2004 | 20:42
Compartilhar notícia


Em pouco mais de um mês de funcionamento, o Ambulatório de Distúrbios Nutricionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Euclides, em São Bernardo, completou nesta segunda 30 atendimentos a crianças de bairros carentes com diferentes graus de desnutrição. Elas foram selecionadas em uma pesquisa feita com famílias que se beneficiam com o Projeto de Combate à Carência Nutricional, que distribui leite e óleo como reforço alimentar a 1,2 mil famílias.

Outras 90 crianças com suspeita de alto grau de desnutrição devem ainda ser convocadas para comparecer ao ambulatório. Além da divulgação nos postos de retiradas de leite e óleo, a convocação é feita por agentes comunitários e por pediatras das outras UBSs do município.

O trabalho começou nos bairros Ferrazópolis, Jardim da Represa e Riacho Grande, e será iniciado na Vila União, Jardim Laura, Jordanópolis e Jardim Silvina. A médica Jaqueline Zamboni, coordenadora do ambulatório, descartou a hipótese de que a localização do serviço – na região central, enquanto a grande maioria dos beneficiados mora na periferia – seja um empecilho.

“Apenas algumas mães alegaram tais dificuldades, mas há uma assistente-social na equipe que viabiliza a vinda dessas crianças ao ambulatório”, afirmou a médica.

Apenas um dos pacientes encaminhados não apresentou desnutrição. Susana Scarin, pediatra do Ambulatório, explicou que as causas da desnutrição das crianças atendidas vão desde a pouca oferta calórica ou de má qualidade, associada ou não à anemia e a síndromes genéticas. “Outros estão relacionados ao desmame precoce, ou ainda à não substituição da mamadeira por outros alimentos na medida em que a criança cresce.”

É o caso de Ana Maria Silva Santos, 3 anos, que pesou 10.450 kg – pelo menos 3 kg abaixo do normal –, e que até hoje mama. “Estou preocupada, porque faz tempo que ela não ganha peso”, disse a mãe, Simone Oliveira da Silva, 28 anos.

“Ele come pouco, e só gosta de bolachas”, afirmou Marli Cardoso, 38 anos, mãe de Jaison Pereira, 6 anos, um provável caso de desnutrição de origem genética.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;