Setecidades Titulo Drive-thru
Teste em massa em São Caetano é prorrogado até 9 de maio
Mauricio Silva
Do Diário do Grande Abc
30/04/2020 | 19:44
Compartilhar notícia
Eric Romero/PMSCS


A Prefeitura de São Caetano vai fazer mais testes para o novo coronavírus em comerciantes e comerciários do município. A data foi prorrogada até 9 de maio. Desde 25 de abril, foram testados 3.490 trabalhadores, com 73 resultados positivos para a Covid-19. Nos próximos dias, entram na testagem trabalhadores dos segmentos de beleza e estética, taxistas e motoristas de aplicativos. Profissionais de Saúde, agentes de Segurança, assistentes sociais, funcionários de cemitérios e fiscais da Prefeitura também estão sendo testados em virtude da exposição de suas funções.

A ação é feita das das 8h às 16h, no drive-thru montado na Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100), bairro Olímpico. Os testes são realizados com a pessoa dentro do carro (recomenda-se no máximo duas pessoas por veículo), com a coleta de uma gota de sangue do dedo. O resultado sai em poucos minutos. No local também há serviço de aferição de temperatura, além da distribuição de álcool gel e máscaras.

A meta é testar pelo menos 10 mil pessoas, criando mapeamento para que o setor retome as atividades em segurança, caso o governo do Estado decida pela reabertura de alguns segmentos após 10 de maio, data prevista para o término da atual etapa da quarentena em São Paulo.

O anúncio da prorrogação foi feito pelo prefeito José Auricchio Júnior em live nas redes sociais, que também teve a participação da secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone. “A testagem em massa e o isolamento social são os pilares do combate ao coronavírus. Ampliando ambos teremos um melhor controle da pandemia na nossa cidade”, frisou o chefe do Executivo, ao reforçar o apelo para que as pessoas fiquem em casa. Ele alertou a população sobre a taxa de isolamento, que está abaixo do recomendado. Segundo ele, o numero é de 48 %, bem abaixo do que recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde), que é 70%. "Isso me preocupa muito. Não estamos preparados para essa pandemia”, alertou. Auricchio salientou que já estão estudando usar a força da lei para que as pessoas não saiam de suas residências.

Outra medida que o prefeito adotou foi o monitoramento de 17 asilos. Esses locais não podem receber visitas. O prefeito lembrou que hoje completou 39 dias da primeira morte por infecção do novo coronavírus na cidade. “ Nossa proposta é salvar vidas, mas, para isso, contamos com o apoio de todos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;