Setecidades Titulo Coluna
Na Agenda da Memória 2020, maio...

‘Dias de Lazer’ é o título principal eleito pela Fundação Pró-Memória de São Caetano para a sua agenda deste ano. Já falamos disso em janeiro, fevereiro, março, abril. Para este mês de maio, a publicação fala em cinemas. E logo chegaremos a junho...

Ademir Medici
01/05/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


>Editada em 2019, a agenda 2020 da Fundação Pró-Memória de São Caetano fazia uma premonição: “Cineminha em casa também vale, junte a família, pipoca e corra para o sofá”. Só faltou escrever: “Fique em casa”.

Enfim, começa maio – e, parece, vão falhando as previsões de que estaríamos na fase descendente do pico do novo coronavírus. <CF160>Memória</CF> relembra o belo texto da Agenda Pró-Memória sobre maio:

- A primeira sala de cinema foi inaugurada em São Caetano em 1922. O Cine Central ficava na Rua Perrella, no bairro da Fundação.
- A partir de então, exibições de filmes estrangeiros passaram a divertir o público, que admirava as falas e as divas das telonas.
- Nas décadas de 1950 e 1960, o cinema era a principal diversão da população mais jovem. Mas programa exigia terno para os homens e o melhor vestido feminino!
- Hoje o cinema continua fazendo sucesso como forma de lazer e entretenimento. Não temos mais os cinemas de rua na cidade, mas há diversas opções de salas em shoppings aqui e nos arredores.

DATAS HISTÓRICAS
Dia 1º – Quarenta e cinco anos da inauguração da Emei Abelardo Galdino Pinto (1975).
Cento e seis anos da fundação do São Caetano Esporte Clube (1914).
Cento e trinta e sete anos da inauguração da Estação Ferroviária de São Caetano (1883).

Hoje

- Dia Internacional do Trabalhador e do Trabalho. Ou: Festa Nacionale del Lavoro, como dizem os italianos.
- Dia Mundial da Asma. Celebrado anualmente na primeira terça-feira do mês de maio para a realização de campanhas voltadas à prevenção e ao tratamento da moléstia.

Diário há meio século

Manchete – Fixados novos níveis do salário mínimo
- Os maiores salários eram pagos nos Estados de São Paulo e Guanabara.
- No Grande ABC, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra pagavam menos que nos demais municípios.
1º de Maio – 1 – “No malhar do ferro em brasa, cada fagulha é um ponto de fé do metalúrgico na construção do progresso nacional.”
Cf. mensagem de Benedito Marcílio, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
1º de Maio – 2 – “Dos grossos rolos de fumo que saem das chaminés do progresso, há uma centelha do esforço de cada trabalhador na construção de um País rico e desenvolvido.”
Cf. mensagem de Nivaldo Parmejane, presidente do Sindicato da Fiação e Tecelagem de Santo André.
1º de Maio – 3 – Conduzindo o progresso, o motorista ajuda no desenvolvimento nacional.
Cf. mensagem do Sindicato dos Motoristas de Santo André.
 

Em 1º de maio de...

1500 – De Porto Seguro, Pero Vaz Caminha, o escrevente da armada de Pedro Álvares Cabral, escreve a el-rei dom Manuel de Portugal participando-lhe a descoberta (oficial) do Brasil.
1915 – Circula, em Santo André, o número 1 do semanário O Liberal.
1940 – Fundado o Eldorado FC, em Diadema.
- Criado o salário mínimo no Brasil.
1945 – Inaugurada a nova sede do Círculo Operário de Santo André.
1950 – Fundada da Sociedade Amigos de Eldorado, a primeira de Diadema.
- Fundado o EC Palmeirinha, da Vila do Tanque, em São Bernardo.
1955 – Inaugurado no Cemitério da Vila Euclides, em São Bernardo, um mausoléu em memória aos trabalhadores moveleiros e têxteis da cidade.
- Inaugurada a capela de Nossa Senhora Aparecida, no Parque Novo Oratório, em Santo André, com a realização da primeira festa em louvor à padroeira.
1960 – Fundado, em São Bernardo, o Dulcora Clube.
1970 – Grupo de médicos inaugura o Hospital Brasil, em Santo André.
 

Santo do Dia

JOSÉ OPERÁRIO. Uma festa ao padroeiro dos trabalhadores: celebração instituída em 1955 pelo papa Pio XII diante de um grupo de trabalhadores reunidos no
Vaticano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;