Setecidades Titulo Memória
Uma herança da Velha República

Rua Campos Sales com a Praça do Carmo: aqui permanecem dois tampões de água e esgoto, um de 1912, outro de 1926, ambos descobertos por Anésio Dias de Oliveira, funcionário de carreira do Semasa

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/04/2020 | 23:55
Compartilhar notícia


Memória inicia a II Semana Santo André 2020 – a I Semana teve 11 edições. Conosco, o memorialista e advogado Gerson Gomes da Silva, que de cabeça relacionou tudo o que se lembrou da sua adolescência e juventude.


A I Semana teve uma repercussão muito grande. Novos endereços de estabelecimentos andreenses do passado chegaram à Memória. Dúvidas e acréscimos também. As mensagens foram encaminhadas ao Dr. Gerson. E um grande inventário coletivo da memória de Santo André está nascendo.


Seguimos com a listagem do Dr. Gerson – e na sequência com as novas colaborações. Uma novidade: temos em mãos as listas telefônicas da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo), 1957 em diante, um documento a complementar a memória oral.


Por hoje, os seis pontos lembrados por Gerson Gomes da Silva referentes à Rua Campos Sales:
1 – Escola Senai, que ficava na esquina com a Rua Bernardino de Campos.
2 – Escola de Datilografia Campos Sales.
3 – Colégio Duque de Caxias.
4 – Sears – o grande magazine norte-americano que deixou o Brasil e permanece em seu país.
5 – Catedral Nossa Senhora do Carmo.
6 – Mesbla – outro grande magazine que ocupou parte do espaço do próprio Colégio Duque de Caxias

Diário há meio século
Terça-feira, 21 de abril de 1970; ano 12; edição 1215
Educação – Na Câmara Municipal de Santo André, uma boa proposta: o vereador Affonso Maria Zanei recordava a Lei 2.199, de 3 de abril de 1964, que criou o Prêmio Biblioteca Professor José Augusto Leite Franco.
O prêmio seria conferido aos alunos de melhor média de aprovação.
Pedia, Zanei, que fosse aprovada sua propositura para consignação de recursos no orçamento de 1971 e que, de fato, a lei saísse do papel.
Nota – José Augusto Leite Franco fez história no ensino andreense, como o primeiro diretor do Grupo Escolar de Santo André.
Uma Dica – Senhores vereadores deste ano da graça de 2020, recuperem o teor da lei 2.199 e façam que ela se torne realidade. Seria uma homenagem à memória do professor José Franco, ao vereador Zanei e um grande estímulo aos nossos estudantes.
Taça João Ramalho – São Caetano (quase campeão) 2, Santo André 1; Mauá 3, São Bernardo 1.

Em 22 de abril de...
1745 – Criado o Bispado de São Paulo.
1920 – Greve na Tecelagem de Seda Ítalo-Brasileira. O jornal Fanfulla informa que os operários não retornaram ao trabalho; a diretoria da fábrica desmente a publicação.
1925 – Roubadas 16 sacas de café de um vagão estacionado na Estação de São Caetano. A mercadoria foi recuperada e os três assaltantes, presos.
1930 – Orquestra do Automóvel Clube de São Paulo abrilhanta baile no Clube de Xadrez de Santo André, ao lado da igreja do Carmo.
1960 – Willys Overland do Brasil, com fábrica em São Bernardo, inaugurava linhas de montagem do seu jipe no pavilhão da indústria automobilística nacional, em Brasília.

Hoje
- Dia do Descobrimento (oficial) do Brasil: ano 520.
- Dia Internacional da Terra
- Dia da Comunidade Luso-Brasileira
- Dia da Aviação de Caça
Santos do Dia
- Sotero. Grego. Foi o 12º papa, entre os anos 166 e 174.
- Caio. Iugoslavo. Foi o 28º papa, entre os anos 283 e 296.

Etianos
Lars Vandevelde
Eletrônica – Estudou na ETI de 1981 a 1983, mas não se formou
Nasci na Bélgica e, com 9 anos de idade, meus pais se mudaram para o Brasil. Saí da ETI em 1983 e fui fazer outro colégio. Entrei para a Faculdade Senador Flaquer, em Santo André, onde me formei em ciências contábeis.
Trabalhei como auditor contábil por cinco anos. Depois, juntamente com meu pai, abri uma empresa de representação, importação e exportação. Nesse meio-tempo, me formei em psicologia na Universidade Metodista, de São Bernardo.
Em 2015, infelizmente, tivemos de fechar as portas devido à crise econômica. Voltei para a Bélgica no ano seguinte, onde moro atualmente e trabalho num supermercado.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;