Setecidades Titulo Memória
Tiradentes. Brasília. Tancredo

Manchete do News Seller no domingo posterior ao feriado de 21 de abril de 1960: Brasília oficialmente capital do Brasil. E um salto na história: em 1985 o Brasil perdia Tancredo Neves, o presidente que nunca tomou posse

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/04/2020 | 23:55
Compartilhar notícia


Memória escrevia há cinco anos: “O dia 21 de abril é emblemático, da Inconfidência Mineira à morte do presidente da República Tancredo Neves, em São Paulo, passando pela inauguração de Brasília, em 1960”.
Em Brasília, celebrações. O cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, assinava em 21 de abril de 1960 decretos criando 27 novas paróquias, três muito próximas do Grande ABC: a da Imaculada Conceição, em Vila Bela, ao lado de São Caetano; a de Nossa Senhora Refúgio dos Pecadores, em Cidade Ademar, e Santa Rita de Cássia, em Mirandópolis, bairros periféricos paulistanos encostados em Diadema.
À 0h do dia 21 de abril (meia-noite do dia 20), os sinos das igrejas repicaram festivamente saudando a Novacap. O Rio de Janeiro, depois de ter sido a capital do Brasil durante 197 anos, deixava de ser a sede dos poderes públicos. Nascia o Estado da Guanabara, o 21º.
JK, o presidente da República, ganhava uma medalha comemorativa, cunhada na Casa da Moeda. Emitidos selos comemorativos.
Peruas eram convertidas em bares, nos pontos considerados estratégicos de Brasília, vendendo refrigerantes e lanches aos turistas que chegavam.

PÍLULAS
- O traçado de uma cruz constituiu o ponto de partida do arquiteto Lucio Costa no desenvolvimento do Plano Piloto de Brasília.
- A Bandeira Brasileira ganha uma nova estrela, acima do Cruzeiro do Sul.
- Brasília transformava-se em centro de atenção mundial, inclusive com mensagem do papa João XXIII, via rádio.

Diário há meio século
Terça-feira, 21 de abril de 1970; ano 12; edição 1215
Manchete – Estádio de sítio na Colômbia
Santo André – Inaugurado o Centro de Emergência da Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André), no bairro Santa Terezinha

Em 21 de abril de...
1792 – Joaquim José da Silva Xavier é enforcado no campo de São Domingos, no Rio de Janeiro. Tinha 44 anos. Alferes da cavalaria de Minas Gerais, Tiradentes liderava a Inconfidência Mineira
1890 – Brasil lembra pela primeira vez o Dia de Tiradentes.

Hoje
- Dia de Tiradentes (Joaquim José da Silva, executado em 1792)
- Dia do Metalúrgico
- Dia da Latinidade
- Dia Mundial do Café
- Dia do Policial Civil e Militar

Santos do dia
- Conrado de Parzão (1818-1894)
Franciscano alemão




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;