No fim de semana, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, explicou que o objetivo da portaria é estabelecer um procedimento de segurança com base no princípio de reciprocidade.
A partir da próxima quinta-feira a identificação dos cidadãos americanos que desembarcam no Brasil será feita com equipamentos eletrônicos, semelhantes aos usados na imigração dos EUA. Os aparelhos gravarão a imagem da impressão digital dos passageiros, descartando o uso de tinta e papel.
A portaria do governo federal brasileiro determina a criação de um grupo de trabalho interministerial para propor e avaliar procedimentos especiais de controle de ingresso de estrangeiros. Este grupo será formado por membros dos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, e pela Advocacia Geral da União. Os resultados dos trabalhos deverão ser apresentados nos próximos 30 dias.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.