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Regulagem dos freios de veículos pesados: saiba como funciona e o tipo de manutenção

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do Garagem360

07/04/2020 | 08:18


A maioria dos veículos pesados, sejam ônibus ou caminhões, possuem um sistema pneumático para acionamento dos freios e utiliza guarnições, tambor e cames tipo “S” como principais componentes desse conjunto. Mas, como a regulagem desses tipos de freios, na maioria dos casos, é realizada manualmente, o Garagem 360 e o CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) separaram alguns apontamentos importantes.

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Regulagem dos freios de veículos pesados

Com o uso contínuo dos freios, existe o desgaste natural das guarnições e da superfície do tambor. Com isso, a folga desse conjunto vai aumentando e o poder de frenagem tende a diminuir, sendo necessária uma aplicação mais longa no pedal de freio.

Quando há um desgaste excessivo das guarnições, além do poder de frenagem do veículo ficar comprometido, isso pode causar danos à sapata de freio, danificar a superfície de atrito do tambor e também ocorrer uma situação conhecida como “virar o S”. O cames tipo “S”, nada mais é, do que o componente responsável pela movimentação das sapatas de freio e “virar o S” é quando ele sai de seu alojamento junto às sapatas.

LEIA MAIS: Uso do freio na descida da serra exige cuidados; veja dicas
6 dicas de manutenção dos freios que você nem sempre dá importância

Esta soltura do alojamento é uma situação de perigo, pois pode acontecer durante uma frenagem, fazendo com que o sistema de freio do veículo opere de forma inadequada, transformando assim uma situação normal em um evento de risco à vida.

Manutenção

Por conta disso, é necessário verificar a regulagem e o correto funcionamento dos freios com frequência. É importante lembrar-se de realizar um teste com o veículo sempre que a regulagem dos freios for feita, pois, ela sendo manual, o veículo pode ficar “puxando” para os lados antes de ter um ajuste final.

Além disso, é fundamental inspecionar a lubrificação dos principais componentes de acionamento e drenar regularmente os reservatórios de ar do sistema pneumático. Excesso de água no sistema pode danificar os demais componentes.

Melhores jogos de corrida da atualidade

Os fãs da velocidade contam com diversas boas opções no mundo dos games. Há títulos para quem procura um simulador autentico, mas também para os gamers que preferem uma jogabilidade mais arcade. Existem opções para os fãs das motos, dos ralis e da Fórmula 1. Como a lista é grande, o Garagem360 reuniu alguns deles na galeria a seguir.



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Regulagem dos freios de veículos pesados: saiba como funciona e o tipo de manutenção

Da Redação
Do Garagem360

07/04/2020 | 08:18


A maioria dos veículos pesados, sejam ônibus ou caminhões, possuem um sistema pneumático para acionamento dos freios e utiliza guarnições, tambor e cames tipo “S” como principais componentes desse conjunto. Mas, como a regulagem desses tipos de freios, na maioria dos casos, é realizada manualmente, o Garagem 360 e o CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) separaram alguns apontamentos importantes.

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Com o uso contínuo dos freios, existe o desgaste natural das guarnições e da superfície do tambor. Com isso, a folga desse conjunto vai aumentando e o poder de frenagem tende a diminuir, sendo necessária uma aplicação mais longa no pedal de freio.

Quando há um desgaste excessivo das guarnições, além do poder de frenagem do veículo ficar comprometido, isso pode causar danos à sapata de freio, danificar a superfície de atrito do tambor e também ocorrer uma situação conhecida como “virar o S”. O cames tipo “S”, nada mais é, do que o componente responsável pela movimentação das sapatas de freio e “virar o S” é quando ele sai de seu alojamento junto às sapatas.

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6 dicas de manutenção dos freios que você nem sempre dá importância

Esta soltura do alojamento é uma situação de perigo, pois pode acontecer durante uma frenagem, fazendo com que o sistema de freio do veículo opere de forma inadequada, transformando assim uma situação normal em um evento de risco à vida.

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Por conta disso, é necessário verificar a regulagem e o correto funcionamento dos freios com frequência. É importante lembrar-se de realizar um teste com o veículo sempre que a regulagem dos freios for feita, pois, ela sendo manual, o veículo pode ficar “puxando” para os lados antes de ter um ajuste final.

Além disso, é fundamental inspecionar a lubrificação dos principais componentes de acionamento e drenar regularmente os reservatórios de ar do sistema pneumático. Excesso de água no sistema pode danificar os demais componentes.

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