Memória Titulo
Uma calçada da fama em São Bernardo

A Cidade da TV: Exposição Cultural da História da Televisão Brasileira. Este será o título do Museu da TV que a Cidade da Criança

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


 

A Cidade da TV: Exposição Cultural da História da Televisão Brasileira. Este será o título do Museu da TV que a Cidade da Criança, em São Bernardo, abrirá nos próximos meses. A fachada é monumental. Pensa-se em colocar telas modernas, televisores ao ar livre de dimensões enormes, à prova de chuva. Embaixo, a calçada da fama, para homenagear os veteranos da televisão, entre os quais Gloria Menezes e Tarcisio Meira, de tantas gravações feitas em São Bernardo no início de suas carreiras.

Percorremos com Luiz Francfort e Antonio de Andrade, um a um, todos os espaços do museu em instalação. Sr. Luiz é quem acompanha, em nome do Aquário de São Paulo, a criação do museu, em São Bernardo. Na retaguarda, uma equipe de pintores, artistas plásticos, pensadores. Os artistas plásticos idealizam bonecos em tamanho natural que representarão os nossos artistas.

Elmo Francfort, sobrinho do Sr. Luiz, dirige a Pro-TV de Vida Alves. Ele sempre quis fazer algo lúdico e cultural, daí o envolvimento da Universidade Metodista. O Museu da Televisão Brasileira em São Bernardo não será apenas um ponto de visitação, mas de cultura, aprendizado, debates. Há um auditório com mais de 100 lugares para isso

A parceria da Umesp e Pro-TV começou em 2005, nas comemorações dos 55 anos da televisão. Alunos produziram um programa resgatando a memória da TV, com a participação de Vida Alves e César Monte Claro, outro pioneiro. O resultado foi mostrado durante um almoço em São Paulo que reuniu artistas de várias gerações. O maior sucesso.

Na sequência, o professor Antonio de Andrade criou dois programas na Rádio Metodista, só para trazer o pessoal que fez a televisão no Brasil. Resultado: mais de 50 gravações, hoje parte integrante do acervo do Museu da TV em fase de instalação.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Uma sala com os mais raros e autênticos equipamentos usados nos primórdios da TV no Brasil; lado a lado, Walter Forster e Vida Alves, em 1950.

SANTOS DO DIA

Bernardo de Novara, Emílio, Germano e Margarida Pole. São Germano de Paris (496-576). Bispo da capital francesa.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

Diadema

Findo o 11º Congresso de História do Grande ABC, idealiza-se o 12º, Mauá 2013. Mas há muito a se falar deste certame em Diadema. Emoção aflorou na abertura.

João de Deus Martinez homenageou Philadelpho Braz, o orientador de todos nós que infelizmente partiu. No palco do Teatro Clara Nunes, João de Deus cantou Maringá, a música predileta do Phila. O público cantou junto e teve gente que chorou.

Absolon de Oliveira, coordenador-geral do 11º Congresso, lembrou que os certames ocorrem há mais de 20 anos. Ou seja: faz regionalidade bem antes que o próprio Consórcio Intermunicipal.

José Amilton propôs ao prefeito Mário Reali que o Consórcio assuma, de peito aberto, a organização dos próximos congressos, juntamente com as cidades sedes. E que seja encontrado um espaço para guardar a memória de cada congresso. O prefeito achou a ideia válida.

Domingo, 28 de maio de 1961

Manchete - Câmara aprova 250 milhões de cruzeiros para rede de esgotos de São Caetano

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 28 de maio de 1981

Manchete - Ministro da Fazenda garante manutenção da política cambial

Santo André - Atrasa obra do Centro Regional de Abastecimento, em Utinga.

Ribeirão Pires - Mandato do vereador Armando Lopes Orantes é extinto por acúmulo de cargos.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Consumidor continua sem proteção.

Futebol - Pela Divisão de Acesso, ontem, em Jundiaí, Paulista 0, Santo André 1; em São Caetano, no Estádio Lauro Gomes, Saad 1, Aliança 1.

EM 28 DE MAIO DE...

1971 - Santo André inaugura o Jumbo, supermercado Pão de Açúcar, chamado de o primeiro supermercado total do Brasil. Da propaganda da época: "Jumbo fica perto da estação de Santo André; muito em breve a estação é que ficará perto do Jumbo".

Trabalhadores

Nascem em 28 de maio:

1913 - José Aquati, de Itatinga (SP). Encanador da IRFM.

1918 - Antonio Donolato, de Jundiaí. Operário da Rhodia. Residia à Rua Elisa Flaquer, 58.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia da Luta Contra a Mortalidade Materna, Dia do Ceramista e Dia do Seresteiro.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Programas da Rádio Bandeirantes nas décadas de 1950 e 1960. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740) - Quinta Avenida. Hoje: Sammy Kaye e orquestra de danças; cantores John Gary e Kay Starr; amanhã: Som Elgart dos irmãos Les e Larry Elgart (parte II); presença do arquiteto Joaquim Gaspar Machado, colecionador do acervo dos Elgart e amigo pessoal de Les Elgart. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, as 19h; amanhã, as 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Uma homenagem à compositora Zica Bergami, autora de Lampião de Gás, recentemente falecida. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Elis Maciesza Cardoso. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 9h.

Pérola da Serra (87,5) - Reminiscências. Gente que fez Ribeirão Pires. Artistas que cantaram o Brasil. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Philomena Motta Lima, 98. Natural de São Paulo (SP). Dia 24. Cemitério Curuçá.

João Antonio de Moraes, 85. Natural de Mirassol (SP). Dia 25. Cemitério de Camilópolis.

Generosa Silva da Costa, 82. Natural de Monte Santo de Minas (MG). Dia 25. Cemitério Municipal de Cordeirópolis (SP).

Manoel Ferreira da Costa, 77. Natural de Itanhem (BA). Dia 25. Cemitério Curuçá.

Osvaldo Felisberto, 70. Natural de Santo André. Dia 25. Cemitério de Vila Pires.

Antenor Alves de Lima, 69. Natural de Baixio (CE). Dia 24. Cemitério de Vila Mariana, na Capital.

Miguel Garzon, 64. Natural de Santo André. Dia 22. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

Irani Rosa, 62. Natural de Santo André. Dia 25. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO

Clemente Augusto Pires, 90. Natural de Portugal. Dia 23 em Santo André. Cemitério Jardim da Colina.

Marilia de Oliveira, 66. Natural do Rio de Janeiro. Dia 24. Cemitério do Baeta.

Jair Takemitsu Yoshino, 64. Natural de Ribeiro do Vale (SP). Dia 24. Cemitério Jardim da Colina.

DIADEMA

José Benevenuto de Freitas, 74. Natural de Porto Firme (MG). Dia 24. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Urcino Rodrigues Coelho, 71. Natural de Petrolina (PE). Dia 24 em São Bernardo. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;