Ambos são muito bem-sucedidos em vendas, liderando seus segmentos. Em 2009, a diferença entre o total de veículos comercializados dos dois modelos foi de apenas 328 unidades - Ford EcoSport somou 43.577 e Fiat Palio Weekend (em todas as versões), 43.249.
Embora não sejam do mesmo segmento, EcoSport (utilitário esportivo) e Palio Adventure Locker (perua) competem por terem semelhanças, como o visual aventureiro e preços próximos. Os dois também devem mudar em meados de 2012.
Mas, enquanto isso não ocorre, o Ford foi avaliado na versão Freestyle - que detém 60% das vendas - com motor de 2 litros, que custa R$ 59.480, exatos R$ 4.265 a mais que o Fiat, que parte de R$ 54.320, mas conta com propulsor 1.8.
DESEMPENHO E ESPAÇO
O jipinho recém-reestilizado deslancha na frente com o coração Duratec 2.0 16V Flex. Os 31,5 cv de potência e 1,45 quilos de torque a mais que os do concorrente - que lhe proporcionam boa relação peso-potência, na faixa de 8,5 kg/cv -, garantem respostas rápidas, com aceleração forte, e o empurram com eficiência, mesmo sendo 30 kg mais gordo.
O Fiat não decepciona, mas não é tão ligeiro. Tem também suspensão mais macia, que privilegia o conforto, enquanto a do rival é mais firme.
Quando consideramos o espaço para os ocupantes, o EcoSport oferece mais conforto, sendo mais generoso ao abrigar as pernas dos passageiros do banco traseiro - a distância entre os eixos é 3 centímetros maior. Mas quem necessita de porta-malas amplo vai preferir o do Palio Adventure (460 litros), que acomoda 168 litros a mais que o do Ford.
EQUIPAMENTOS
Quem compra um carro na faixa de preço acima de R$ 50 mil espera contar com um bom recheio. Nesse aspecto, o Palio oferece mais mimos. Ambos saem de fábrica com itens importantes como ar-condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, computador de bordo, travas e vidros elétricos.
O EcoSport tem ainda CD player com MP3 e retrovisores elétricos de série, equipamentos opcionais no Palio.
Mas o Fiat, mesmo sendo mais em conta, oferece air bag duplo, freios ABS e bloqueio de diferencial de fábrica, além de bússola e inclinômetros. Os dois primeiros equipamentos só estão disponíveis na versão XLT do EcoSport, sendo que os outros três não estão disponíveis para o SUV, que conta com versão 4x4.
CONCLUSÃO
O Ford vence o comparativo pelo desempenho superior e espaço interno mais confortável para os ocupantes. No entanto, o Fiat pode ser a melhor opção para quem precise de mais capacidade no porta-malas e deseje um modelo mais recheado, por preço menor.
Números |
Fiat Palio Adventure Locker |
Ford EcoSport Freestyle |
|
|
|
Motor |
1.8 8V Flex |
Duratec 2.0 16V Flex |
Potência |
112 cv (g) / 114 cv (a) a 5.500 rpm |
140,7 cv a 6.000 rpm (g) / 145,5 cv a 5.750 rpm (a) |
Torque |
17,8 mkgf (g) / 18,5 mkgf (a) a 2.800 rpm |
19,1 mkgf a 4.750 rpm (g) / 19,45 mkgf a 4.250 rpm (a) |
Velocidade máxima |
172 km/h (g) / 174 km/h (a) |
180 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
11,7 s (g) / 11,5 s (a) |
10,1 s (g) / 9,9 s (a) |
Comprimento |
4,30 metros |
4,24 metros |
Altura |
1,64 metro |
1,68 metro |
Distância entre eixos |
2,46 metros |
2,49 metros |
Peso |
1.198 quilos |
1.228 quilos |
Porta-malas |
460 litros |
292 litros |
Tanque |
51 litros |
54 litros |
EQUIPAMENTOS |
Fiat Palio Adventure Locker |
Ford EcoSport Freestyle |
Preço básico |
R$ 54.320 |
R$ 59.480 |
Air bag duplo |
Série |
Disponível apenas na versão XLT |
Ar-condicionado |
Série |
Série |
Bancos revestidos de couro |
Opcionais (R$1.986) |
Disponíveis apenas na versão XLT |
Bloqueio do diferencial |
Série |
Não disponível |
CD player com MP3 |
Opcional (R$ 895) |
Série |
Computador de bordo |
Série |
Série |
Direção hidráulica |
Série |
Série |
Faróis de neblina |
Série |
Série |
Freios ABS |
Série |
Disponíveis apenas na versão XLT |
Retrovisores elétricos |
Opcionais (R$ 895) |
Série |
Rodas de liga leve |
Série (15 polegadas) |
Série (15 polegadas) |
Travas elétricas |
Série |
Série |
Vidros elétricos |
Série |
Série |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.